28°
Máx
17°
Min

Cem cidades serão auditadas pelo Tribunal de Contas

(Foto: Divulgação/TCE) - Cem cidades serão auditadas pelo Tribunal de Contas
(Foto: Divulgação/TCE)

O Tribunal de Contas do paraná (TCE) realiza todos os anos o Plano Anual de Fiscalização (PAF), com auditorias in loco das despesas de 100 municípios, que foram previamente selecionados.

As auditorias vão avaliar cinco áreas essenciais da administração municipal: saúde (repasses de dinheiro público a hospitais privados no atendimento de média e alta complexidade); educação (universalização do acesso à pré-escola para crianças a partir de quatro anos); despesa com pessoal (folha de pagamento e regimes próprios de previdência social); estrutura e governança dos sistemas de TI; e financiamentos repassados por organismos internacionais de crédito.

A auditoria na folha de pagamentos será executada em 18 municípios. A equipe avaliará a regularidade de 15 pontos, incluindo pagamento de horas-extras, proporcionalidade dos cargos em comissão em relação aos efetivos (até 50%) e consistência das informações enviadas ao TCE-PR. Um dos critérios da seleção dos municípios para a auditoria foi o grande número de horas-extras no valor total da folha de pagamentos.

Colaboração Assessoria TCE