23°
Máx
12°
Min

Começa sessão que irá definir o novo presidente da Câmara

Começou na tarde desta quarta-feira, dia 13, a sessão da Câmara dos Deputados que irá definir o novo presidente da Casa. Ficou acordado que líderes e outros deputados não falarão, portanto a sessão seguirá apenas com os discursos dos candidatos. A expectativa é de que a eleição entre pela madrugada de quinta-feira, 14.

Cada candidato terá até dez minutos para discursar. A ordem foi definida por sorteio e 14 deputados participarão da disputa. Caso o deputado não esteja presente em sua vez, ele perderá o direito de discursar.

Para ser eleito em primeiro turno, o deputado precisa da maioria absoluta dos votos dos presentes. Ou seja, se apenas 400 deputados participarem da votação, para ser eleito em primeiro turno o candidato precisará de 201 votos.

O cenário é improvável devido à quantidade de candidatos. Dessa forma, a disputa deve seguir para o segundo turno com os dois candidatos mais votados. Haverá um intervalo de uma hora entre as votações do primeiro e segundo turno. Os dois candidatos na disputa terão até 20 minutos para discursar.

Confira a ordem dos discursos dos candidatos à presidência da Câmara:

1. Rodrigo Maia (DEM-RJ)

2. Evair Vieira de Melo (PV-ES)

3. Miro Teixeira (Rede-RJ)

4. Giacobo (PR-PR)

5. Cristiane Brasil (PTB-RJ)

6. Luiza Erundina (Psol-SP)

7. Fabio Ramalho (PMDB-MG)

8. Carlos Manato (SD-ES)

9. Carlos Henrique Gaguim (PTN-TO)

10. Marcelo Castro (PMDB-PI)

11. Rogério Rosso (PSD-DF)

12. Gilberto Nascimento (PSC-SP)

13. Esperidião Amin (PP-SC)

14. Orlando Silva (PCdoB-SP)