20°
Máx
14°
Min

Como são escolhidos os mesários em uma eleição?

(Foto: Divulgação) - Como são escolhidos os mesários em uma eleição?
(Foto: Divulgação)

Você certamente já ficou na dúvida se algum dia seria ou será chamado para ser mesário em uma eleição. Mas saiba que a escolha não é feita aleatoriamente como muitos imaginam, existem critérios que devem ser seguidos para que nenhum problema ocorra nas seções eleitorais.

De acordo com o assessor do Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TER-PR), Marden Machado, os critérios servem para que cada seção tenham os representantes certos. “São muitos critérios, mas o principal deles tem relação com a formação e o ramo de trabalho do escolhido”. Isso significa que a Justiça Eleitoral opta, preferencialmente, pelos que tenham nível de escolaridade superior, sejam professores ou serventuários da Justiça.

Segundo Machado, “os mesários são responsáveis por tudo o que acontecer na seção eleitoral e podem, caso algum problema sério aconteça, serem responsabilizados”, e em caso de falta, podem ser responsabilizados e penalizados. “A situação depende da gravidade do problema”.

O Tribunal Superior Eleitoral aponta que “O não comparecimento, sem justa causa apresentada ao juiz eleitoral até 30 dias após a eleição, sujeita o mesário faltoso à multa prevista no art. 124 do Código Eleitoral”.

Então se você for um dos escolhidos para ser mesário, é melhor não faltar.