23°
Máx
12°
Min

CURITIBA ABANDONADA: Pesquisa de intenção de votos revela 32% de rejeição para a reeleição de Fruet

(Foto: Reprodução / Facebook) - CURITIBA ABANDONADA: Gustavo Fruet tem 32% de rejeição em pesquisa
(Foto: Reprodução / Facebook)

Em ano eleitoral, as pesquisas de opinião de intenção de votos servem de parâmetro para muitas pessoas passarem a prestar atenção em candidatos. Muitos, estimulados pelos índices de um determinado candidato passam a prestar atenção nas atividades daquela pessoa, buscam conhecer mais a fundo os projetos e sua vida pública. O contrário também acontece, e o chamado ‘índice de rejeição’ pode também levar os eleitores a tentar entender o que acontece com aquela pessoa, para que tantos eleitores não queiram nem pensar em votar nela.

A primeira pesquisa eleitoral das eleições 2016 para a Prefeitura de Curitiba, realizada pelo Ibope, entre os dias 2 e 6 de julho, revelou que dos possíveis candidatos, o atual prefeito Gustavo Fruet, foi rejeitado por 32% dos entrevistados, índice considerado alto, ainda mais levando em consideração que Fruet é o atual prefeito. Nas redes sociais as cobranças e comentários relativos a administração também apontam para essa reprovação. Comentários negativos e cobranças dos curitibanos em relação a setores básicos como saúde e educação, são constantes. No setor de educação, por exemplo, a insatisfação dos profissionais do magistério é bastante clara. Em comentários nas redes sociais, os servidores divulgam os problemas. “Total decepção a situação da educação. Como total decepção o seu governo”, relata uma internauta.

Comparando aos demais pré-candidatos

Além da desaprovação de Fruet como possível candidato a reeleição, a pesquisa revelou que o índice de insatisfação com a administração municipal está alto.

Ficha técnica

Período de campo: a pesquisa foi realizada entre os dias 02 e 06 de julho de 2016.

Tamanho da amostra: foram entrevistados 805 eleitores.

Margem de erro: a margem de erro estimada é de 3 pontos percentuais para mais ou para menos sobre os resultados encontrados no total da amostra.

Nível de Confiança: O nível de confiança utilizado é de 95%. Isso quer dizer que há uma probabilidade de 95% de os resultados retratarem o atual momento eleitoral.

Solicitante: pesquisa contratada por RÁDIO E TELEVISÃO IGUAÇU S.A. / REDE MASSA.

Registro Eleitoral: registrada no Tribunal Regional Eleitoral de Curitiba sob o protocolo Nº PR05852/2016.