22°
Máx
16°
Min

Curitiba terá número recorde de candidatos a vereador e participação maior das mulheres

(Foto: Elza Fiúza/ABr) - Curitiba terá número recorde de candidatos a vereador
(Foto: Elza Fiúza/ABr)

As eleições de 2016 em Curitiba terão 1097 candidatos concorrendo para o cargo de vereador nas 38 cadeiras disponíveis na Câmara Municipal da capital paranaense. O número é recorde e significa um aumento de mais de 40% em relação a 2012, quando 750 pessoas se candidataram. Ao todo, são 18 partidos e sete coligações.

Já para a prefeitura, nove vão disputar o cargo de líder do Executivo municipal. Dentre eles, duas mulheres, uma novidade nas eleições deste ano. Por falar em mulheres, a participação delas também aumentou no número de candidatos a vereadores.

Ao todo, elas representam cerca de 30% do total de candidatos, contra 70% dos homens. Os dados foram divulgados pelo Tribunal Regional Eleitoral do Paraná, durante uma entrevista coletiva na tarde desta terça-feira (16).

Além disso, já estão liberadas as propagandas eleitorais, dentro daquilo que a lei permite. Por exemplo, na internet a propaganda é gratuita desde que seja gratuita. Os famosos cavaletes, os banners, as placas e até brindes estão proibidos pela lei. Na televisão e no rádio, o horário eleitoral começa no dia 26 de agosto.

Colaboração: Francine Souza/Rede Massa