21°
Máx
17°
Min

Dilma pedalou nesta manhã e almoça com Lula no Alvorada

Mesmo no dia da votação do seu impeachment, a presidente Dilma Rousseff fez a sua pedalada matinal, só que um pouco mais tarde do que o costume. Dilma saiu em sua bicicleta, nos arredores do Palácio da Alvorada por volta das 7 da manhã, ao contrário das seis horas, como costuma fazer normalmente. Só que, desta vez, preferiu encurtar o passeio na área externa do Alvorada. Dilma pedalou, no total, cerca de 45 minutos, mas menos da metade deles no lado de fora da residência oficial. O trajeto, um pouco mais curto, inclui a tradicional passada pela porta do Palácio do Jaburu, onde mora e estava o vice-presidente Michel Temer, um dos seus principais algozes neste momento.

Dilma, mesmo nos piores momentos da crise, não abandonou os exercícios físicos para manter a forma que adquiriu depois da dieta iniciada após a vitória no segundo turno das eleições, em final de outubro de 2014. No total, a presidente perdeu 17 quilos e mantém um rígido controle do seu cardápio. Abandonou o queijo grana padano e o salaminho, que adorava, concentrando-se em comidas muito menos calóricas, como o queijo babybel e a quinoa, que passou a ser frequente em sua mesa, além de saladas com folhas colhidas no pomar do Alvorada.

Neste domingo, 17, o almoço será com o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, no Palácio da Alvorada, com os ministros de seu círculo mais próximo, repassando a contagem dos votos na planilha do Planalto, que tem enfrentado muitos problemas com as baixas e traições de última hora. Mas o governo tenta mostrar confiança de que possui os 172 votos necessários para barrar o impeachment, sob a alegação de que "o jogo ainda está sendo jogado".

A sessão de votação começa às 14 horas no Plenário da Câmara e as votações depois das 16 horas. Neste momento, um grupo maior de ministros deverá chegar ao Alvorada.

A previsão é de que, qualquer que seja o resultado, a presidente Dilma dê uma declaração à imprensa ao final da votação. Mas não está definido ainda qual será o formato desta fala.