20°
Máx
14°
Min

É fundamental que parlamentares estejam em Brasília para votar PEC, diz Temer

(Foto: Divulgação) - É fundamental que parlamentares estejam em Brasília para votar PEC
(Foto: Divulgação)

Ao dar posse ao deputado Marx Beltrão como ministro do Turismo, o presidente Michel Temer usou o seu discurso para cobrar dos parlamentares empenho na votação da Proposta de Emenda Constitucional (PEC) do teto de gastos. "Peço que os senhores na segunda-feira estejam aqui porque é fundamental votarmos na segunda-feira", disse.

Segundo o presidente, com a ideia de gastar apenas o que se arrecada ao longo dos anos, "vamos colocar o Brasil nos trilhos". Temer afirmou que recebeu um estudo que mostrou que caso o teto de gastos tivesse sido aplicado cinco ou seis anos atrás, o déficit do governo já estaria zerado.

Oposição.

Temer afirmou ainda que "é claro que haverá oposição", mas que os deputados não devem se acanhar em debater o tema. "Não temos que nos incomodar, temos que pregar nossas ideias", disse.

Ele ponderou que a oposição é importante para a democracia já que ela fiscaliza quem está no poder, mas que há uma concepção política e uma cultura equivocada em relação à oposição. "A tese de oposição é política, isso não é coisa nossa, é cultural e histórico", comentou, ressaltando que é preciso fazer "distinção momento político eleitoral e do momento político administrativo". "É um segundo momento, momento em que todos brasileiros devem agir em benefício do País", completou.

Ao pedir debate e empenho, Temer dividiu a responsabilidade com os parlamentares pela aprovação da medida para "não dizerem que o governo perdeu". "Governo e Legislativo atuam juntos, fazendo um esforço pelo Brasil." Ao citar a importância do turismo, Temer disse que o setor será um indutor do emprego.