28°
Máx
17°
Min

Embaixador da Croácia no Brasil assina protocolo de cooperação entre o Paraná e o país europeu

(Foto: Divulgação/AEN) - Embaixador da Croácia assina protocolo de cooperação entre o Paraná e o país europeu
(Foto: Divulgação/AEN)

O embaixador da Croácia no Brasil, Zeljko Vukosav, esteve na tarde desta terça-feira (24), no Palácio Iguaçu, sede do governo estadual. O embaixador se reuniu com os secretários de Estado da Cultura, João Luiz Fiani, e da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, João Carlos Gomes, para a assinatura de um protocolo de intenções para a cooperação entre o país europeu e o Paraná.

Segundo o representante da Croácia, há um grande potencial na área da Cultura para a cooperação com o Paraná. “Hoje durante a visita ao museu Niemeyer já identificamos o design como um ramo possível da cooperação entre a Croácia e o Estado do Paraná, mas há possibilidades entre a comunidade Croata instalada aqui, com as tradições dos imigrantes e o modo de preservar a cultura dessas comunidades. O Paraná tem hoje cerca de 58 comunidades e pode ser um dos domínios da cooperação”, afirmou. 

Visitas

O embaixador da Croácia no Brasil assistiu, no último sábado, a uma apresentação da Orquestra Sinfônica do Paraná no Teatro Guaíra, ao lado da diretora-presidente do Centro Cultural Teatro Guaíra, Monica Rischbieter.

Já no domingo (22), o embaixador conheceu melhor as tradições e os costumes do Paraná no Museu Paranaense, onde assistiu e participou de uma apresentação de Fandango do Grupo Meu Paraná, junto do diretor do museu, Renato Carneiro. Na manhã desta terça (24), esteve no Museu Oscar Niemeyer para conhecer o espaço.

Colaboração: Assessoria de Imprensa do Governo Estadual