26°
Máx
19°
Min

‘Estado’, TV Gazeta e Twitter promovem debate eleitoral

O Estado, a TV Gazeta e o Twitter vão promover de forma conjunta na eleição municipal deste ano um debate entre os principais candidatos à Prefeitura de São Paulo. Além das tradicionais perguntas entre os candidatos, a parceria inédita permitirá um programa com formato inovador, que agregará novas maneiras de interação nas redes sociais. Entre elas está a transmissão do encontro pelo Periscope, aplicativo que permite a exibição ao vivo por meio do Twitter.

A mediação será da jornalista Maria Lydia Flândoli, com a participação de jornalistas do Estado e da TV Gazeta. A data do encontro ainda não foi definida com as campanhas, que precisam ser oficializadas até a segunda semana de agosto.

Microblog

Nas eleições deste ano, o Twitter se junta à parceria já realizada na disputa eleitoral de 2010 entre Estado e Gazeta, quando foram realizados encontros entre os candidatos à Presidência, entre os vices e um debate entre os nomes que disputavam uma vaga no Senado.

"Num período politicamente conturbado, debate eleitoral é forte instrumento de apoio à democracia. Nos unimos ao Estado e ao Twitter para ampliar essa força e espalhar ainda mais consciência de cidadania", afirma o diretor de jornalismo da Gazeta, Dacio Nitrini.

Entrevistas

Além do debate, o Estado também promoverá entrevistas com candidatos em São Paulo nos meses de agosto e setembro. A série terá início no dia 22 de agosto, com a ex-prefeita Luiza Erundina, pré-candidata do PSOL. A também ex-prefeita paulistana Marta Suplicy, que deve ser oficializada como candidata pelo PMDB, tem a participação prevista para o dia 2 de setembro. As datas dos demais candidatos ainda não foram confirmadas.

As entrevistas devem ser transmitidas ao vivo pelo estadao.com.br e pela Rádio Estadão. "A parceria com a Gazeta e com o Twitter adiciona a TV aberta e as redes sociais às demais iniciativas multiplataforma do Estadão nestas eleições, no papel, nas mídias digitais e na rádio", afirma o editor executivo de Conteúdos Digitais do Estado, Luis Fernando Bovo.

A votação do primeiro turno das eleições municipais deste ano em todo o País está marcada para o dia 2 de outubro. Nas cidades que a disputa chegar ao segundo turno, a votação será no dia 30 do mesmo mês. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.