24°
Máx
17°
Min

Ex-vereador João Dib Abussafi Filho morre aos 67 anos

(foto: Facebook/Reprodução) - João Dib Abussafi Filho morre aos 67 anos
(foto: Facebook/Reprodução)

Faleceu na noite desta quarta-feira (24), no Hospital do Coração de Londrina, o ex-vereador João Dib Abussafi Filho, aos 67 anos, em decorrência de complicações de uma cirurgia na coluna. O corpo está sendo velado na Câmara Municipal e o velório está marcado para as 17 horas desta quinta, no Cemitério São Pedro.

Empresário da construção civil, Abussafi assumiu pela primeira vez uma cadeira no Legislativo na 13ª Legislatura, entre os anos de 2001 e 2004, eleito pelo PRTB. Em março de 2008 ele voltou a exercer a atividade parlamentar, desta vez pelo PPS, ocupando temporariamente a vaga do vereador Osvaldo Bergamin (PMDB), que havia sido afastado por decisão judicial.

No seu primeiro mandato, João Abussafi foi vice-presidente da Comissão de Desenvolvimento Urbano, Obras, Viação e Transporte, onde atuou diretamente no debate relacionado ao urbanismo, à política de desenvolvimento urbano, uso e ocupação do solo e a infraestrutura urbana. Foi representante da Câmara de Vereadores no Conselho Municipal de Planejamento Urbano (CMPU) e na Comissão Permanente de Avaliação de Bens da Prefeitura de Londrina.

 Em 2002 foi autor do Decreto Legislativo nº 197, que instituiu o Prêmio Zumbi dos Palmares, honraria conferida anualmente pela Câmara Municipal de Londrina às pessoas físicas e jurídicas que se destacam em ações voltadas à comunidade negra, na defesa dos direitos humanos, na promoção da vida da cidadania e no combate à discriminação e ao preconceito.

De acordo com informações da família, o ex-vereador submeteu-se a uma cirurgia na coluna há cerca de dois meses. Durante a recuperação contraiu uma infecção hospitalar, que resultou em pneumonia e endocardite (doença infecciosa no coração). Chegou a passar um período em tratamento no Hospital Sírio Libanês, em São Paulo. Faleceu às 23h30 de ontem, vítima de falência múltipla dos órgãos, deixando a esposa Eliane Abussafi e os filhos Arley Dib Abussafi e Alisson Gil Abussafi.

A sessão ordinária desta quinta-feira deverá ser suspensa por motivo de luto, em decisão a ser deliberada pelos vereadores no início da tarde.

(com informações da Câmara de Vereadores de Londrina)