28°
Máx
17°
Min

Fernando Baiano e Nestor Cerveró serão interrogados hoje na Justiça Federal

(Foto: Wilson Dias/ Agência Brasil) - Fernando Baiano e Nestor Cerveró serão interrogados hoje na Justiça Federal
(Foto: Wilson Dias/ Agência Brasil)

O ex-diretor da Petrobras, Nestor Cerveró, e o lobista Fernando Soares - conhecido como Fernando Baiano - prestam depoimento na tarde desta segunda-feira (18) ao juiz federal Sérgio Moro, em Curitiba. Este será o primeiro depoimento de Cerveró à Justiça Federal na condição de delator.

A audiência é relacionada à uma ação da 21ª fase da Operação Lava Jato, na qual o empresário e pecuarista José Carlos Bumlai foi o principal alvo. Os dois são réus no processo, que também abrangem o ex-tesoureiro do PT João Vaccari Neto e o empresário Salim Schahin.

Eles estariam envolvidos no estabelecimento de empréstimo que passou por movimentações ilícitas e que foi “pago” após a contratação de uma empresa indicada para a operação de navio sonda por parte da Petrobras. A indicação da empresa foi feita por Cerveró, segundo a força-tarefa da Lava Jato. Os recursos do referido empréstimo teriam sido destinados ao PT.

José Dirceu

O juiz Sérgio Moro autorizou a saída do ex-ministro José Dirceu, que está preso no Complexo Médico de Pinhais, para a realização de exames e tratamentos médicos em um hospital de Curitiba. Ele deve ficar fora da prisão por dois dias.