27°
Máx
13°
Min

Fórum debaterá medidas para acelerar acordo de leniência, diz ministro

O ministro da Indústria, Comércio Exterior e Serviços (MDIC), Marcos Pereira, afirmou nesta terça-feira, 4, que o Fórum Nacional de Desenvolvimento Produtivo vai discutir medidas para acelerar o fechamento de acordos de leniência entre o governo e empresas envolvidas em esquemas de corrupção.

"O foco da reunião hoje foi acordo de leniência. Houve um consenso que nós devemos identificar quais são as principais dificuldades que se tem para avançar neste tema", disse.

Segundo o ministro, a ideia do fórum não é interferir no trabalho dos órgãos responsáveis por fechar os acordos, mas discutir soluções para essa situação, apontada como um empecilho para destravar os investimentos no País. "Nós vamos discutir isso nas próximas semanas e levar a opinião do fórum para o Congresso, para a Controladoria-Geral da União, para Tribunal de Contas. A nossa ideia é trazer todos esses órgãos para a mesa e buscar um consenso", afirmou.

Segundo o ministro, ficou definido que o objetivo do fórum, que reúne representantes dos trabalhadores e de entidades produtivas, é atuar em três frentes: infraestrutura, a melhoria das exportações, e do ambiente de negócios.

Um dos temas que também será abordado são medidas para liberar a venda de terras no País para estrangeiros, ideia que vem sendo defendida pelo governo como uma medida para acelerar o crescimento econômico.

Popularidade

O ministro minimizou o resultado da pesquisa CNI/Ibope divulgada nesta terça, em que o governo do presidente Michel Temer aparece com uma taxa de reprovação de 39%. "Nós recebemos o País em uma grave crise, mas estamos trabalhando para melhorar isso", disse.