20°
Máx
14°
Min

Governo terá nova proposta para pagamento de dívidas dos Estados, diz Jucá

O presidente em exercício, Michel Temer, fechará até o fim deste mês uma nova proposta sobre o pagamento da dívida dos Estados, informou nesta terça-feira, 17, o ministro do Planejamento, Romero Jucá. "O Supremo Tribunal Federal deu prazo de 60 dias para que se procurasse fazer uma construção coletiva com os Estados, tratando não só da questão dos juros simples ou juros composto, mas também do próprio processo de alongamento, de diminuição dos encargos em determinado momento na questão do fluxo financeiro nos estados", lembrou Jucá

Segundo ele, o governo sabe da importância das políticas públicas estaduais e não tem interesse em prejudicar o funcionamento das Unidades da Federação. "A gente sabe que os estados estão passando uma situação de extrema dificuldade. É muito importante fortalecer a federação, é muito importante dar condição de funcionamento aos estados. As políticas públicas estaduais impactam diretamente a sociedade brasileira. Portanto, estamos tentando construir uma solução que amenize a grave crise e que aponte uma saída a médio prazo", declarou.

Jucá participou hoje da abertura do XXVIII Fórum Nacional, evento promovido pelo ex-ministro do Planejamento João Paulo dos Reis Velloso, no Rio.