22°
Máx
17°
Min

Há deficiência em Tecnologia da Informação nas prefeituras paranaenses, diz TCE

(Foto: EBC) - Há deficiência em Tecnologia da Informação nas prefeituras paranaenses
(Foto: EBC)

Um estudo do Tribunal de Contas do Estado do Paraná (TCE-PR) mostra que municípios paranaenses, especialmente aqueles com menos de 50 mil habitantes, apresentam deficiências na área de Tecnologia da Informação. Este setor vem ganhando cada vez mais importância na administração pública em função da demanda por transparência. A Tecnologia da Informação ajuda na publicação periódica de informações sobre execução orçamentária, fiscal e financeira na internet, segundo o tribunal.

O TCE-PR identificou que apenas 2% dos municípios que responderam a um questionário sobre o assunto - respondido por 254 prefeituras do estado - realizam auditoria de seus registros periodicamente. De acordo com o tribunal, isto significa que eventuais ilícitos podem não ser detectados a tempo. O estudo ainda mostrou que 44,5% dos municípios possuem mecanismos para fazer este tipo de análise, mas a ferramenta não é utilizada como deveria.

O levantamento ainda recomenda que o tribunal acompanhe a evolução da Tecnologia da Informação nos municípios. O TCE-PR informou que foi criado um núcleo especializado para isto. Estão previstas capacitações e produção de material de apoio para os gestores públicos.

O TCE-PR sugere que os municípios se unam em consórcios, em uma mesma região, para buscar soluções compartilhadas e com custos reduzidos. Além disto, o tribunal ainda ressalta que o uso de recursos do Tecnologia de Informação públicos ou suportados pelos governos estadual ou federal pode auxiliar as gestões municipais.

Colaboração TCE-PR