24°
Máx
17°
Min

Justiça reconhece alfabetização e Balzanelo será diplomado em Sertanópolis

(foto: Facebook/Reprodução) - Justiça reconhece alfabetização de prefeito eleito em Sertanópolis
(foto: Facebook/Reprodução)

O imbróglio envolvendo a disputa pela prefeitura de Sertanópolis, na região metropolitana de Londrina, chegou ao fim. A corte eleitoral do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-PR) acatou recurso e confirmou o registro do candidato Tide Balzanelo (PDT), que havia sido indeferido pela justiça local sob a alegação de que o atual prefeito do município seria analfabeto.

Balzanelo venceu a disputa com Luiz Oporto com 6.274 votos contra 4.050 do peemedebista.

“O recorrente juntou com o recurso eleitoral Carteira Nacional de Habilitação, documento hábil para comprovar sua capacidade de ler e escrever, vez que para obter a Carteira o cidadão precisa realizar teste escrito para comprovar que não é analfabeto”, observou o relator do processo, Lourival Pedro Chemim.

Em setembro, o juiz da 40ª Zona Eleitoral, Gabriel Kutianski Gonzalez Vieira, submeteu o candidato a um teste em que foram questionadas duas competências de um prefeito. . "Fico despachando o dia inteiro e também visitando obras. Adiministro (sic) minhas propriedade (sic) com uma equipe escolhida e formada por mim e sempre tivi (sic) exeto (sic)", respondeu Balzanelo.

No entendimento de Vieira, o candidato “não consegue correlacionar sua resposta ao grau mínimo de entendimento que se exige de uma pessoa que pretende ocupar cargo de tamanha importância como o de Prefeito”.

Com a decisão da corte eleitoral, Tide Balzanelo será diplomado normalmente e segue na prefeitura para um mandato de mais quatro anos.