21°
Máx
17°
Min

Lava Jato cumpriu 7 mandados de prisão; há um foragido na Espanha

A 34ª fase da Operação Lava Jato cumpriu sete de oito mandados de prisão expedidos nesta quinta-feira (22). Além do ex-ministro da Fazenda Guido Mantega, que foi preso temporariamente por acusação de pedir o pagamento de propinas a Eike Batista enquanto era presidente do Conselho de Administração da Petrobras, foram presas na mesma condição seis pessoas e uma está foragida.

Além de Mantega, todos os envolvidos são ligados ao meio empresarial. "Muitas empresas envolvidas já (são) conhecidas como empresas de fachada usadas pelo esquema criminoso da Petrobras", afirmou o procurador Carlos Fernando dos Santos Lima.

Os presos são: Luis Eduardo Neto Pachard, Ruben Maciel da Costa Val, Danilo Souza Baptista, Luiz Eduardo Guimarães Carneiro, Luiz Claudio Machado Ribeiro, Francisco Corrales Kindelan e Guido Mantega.

Julio Cesar de Oliveira Silva, que também teve o pedido de prisão expedido, está na Espanha e é considerado foragido, segundo a equipe. A força-tarefa afirma que não conseguiu contato com ele. Até as 21h desta quinta, todos os presos estarão na sede da Polícia Federal em Curitiba.