22°
Máx
16°
Min

Lobista envolvido na fraude da merenda se entrega à policia

O lobista Marcel Julio, filho do ex-presidente da Assembleia Legislativa de São Paulo Leonel Julio, se entregou à Polícia Civil da cidade de Bebedouro, interior paulista, nesta quinta-feira, 31. Ele estava foragido desde janeiro. Pai e filho são investigados na Operação Alba Branca por fraude na merenda escolar.

Para os investigadores, Marcel Julio, é um dos mentores da organização e teria intermediado pagamentos de propina. Leonel Julio foi preso na terça-feira, 29.

A operação Alba Branca aponta para o suposto envolvimento do atual presidente da Assembleia de São Paulo, deputado Fernando Capez (PSDB), e de outros parlamentares. A investigação sobre Capez está em curso no Tribunal de Justiça do Estado. A Operação Alba Branca envolve ainda Luiz Roberto dos Santos, o Moita, ex-chefe de gabinete da Casa Civil do Governo Geraldo Alckmin.

A Coaf - Cooperativa Orgânica Agrícola Familiar - é o alvo central da Operação Alba Branca, investigação integrada da Polícia Civil e do Ministério Público de São Paulo.

A força-tarefa de delegados e promotores de Justiça tem informações de que pelo menos 22 prefeituras fizeram negócios com a Coaf. Cinco investigados já prestaram depoimentos e citaram nomes de prefeitos, secretários municipais e servidores públicos por ajustes com a cooperativa em troca de comissões sobre o valor dos contratos.