20°
Máx
14°
Min

Luciana Genro (PSOL) lidera disputa em Porto Alegre, aponta pesquisa

A ex-deputada federal Luciana Genro (PSOL) lidera a disputa pela Prefeitura de Porto Alegre, de acordo com pesquisa do Instituto Methodus divulgada nesta sexta-feira, dia 15. No primeiro cenário estimulado, ela aparece com 20,8% das intenções de voto. A seguir figuram Raul Pont (PT), com 14,5%; Sebastião Melo (PMDB), com 13,7%; e Vieira da Cunha (PDT), com 11%.

Ainda neste cenário, Nelson Marchezan Junior (PSDB) está em quinto lugar, com 6,5% das intenções de voto, e Mauricio Dziedricki (PTB), em sexto, com 1,7%. A sétima posição é ocupada por Carlos Gomes (PRB) e Wambert Di Lorenzo (PROS), ambos com 0,8%. Brancos e nulos somam 15,3% e indecisos, 14,8%.

Esta é a primeira pesquisa de intenção de votos feita na capital gaúcha neste ano. Nos levantamentos realizados em 2015, Luciana Genro aparecia sempre em segundo lugar, atrás da deputada estadual Manuela D'Ávila, do PCdoB.

Em fevereiro deste ano, Manuela - que foi deputada federal por dois mandatos e concorreu à Prefeitura em 2008 e 2012 - anunciou que não seria candidata nas eleições de outubro, apesar de liderar as pesquisas. Na época, ela explicou que abdicava da disputa para se dedicar à filha pequena, nascida em agosto de 2015.

Havia a percepção de que Luciana sairia beneficiada com a desistência de Manuela, fato que ficou comprovado na divulgação da pesquisa atual.

O Instituto Methodus realizou uma segunda simulação estimulada de primeiro turno, com menos candidatos. Neste caso, Luciana Genro aumenta sua vantagem em relação aos outros pré-candidatos, com 22,3% das intenções de voto. Raul Pont aparece em segundo, com 16,7%, seguido por Sebastião Melo, com 14,0%, e Vieira da Cunha, com 13,8%. Nesta simulação, brancos e nulos somam 18,8% e indecisos, 14,3%.

A pesquisa também realizou diversas simulações de segundo turno. Numa possível disputa entre Luciana Genro e Raul Pont, a pré-candidata do PSOL alcança 31,0%, contra 22,3% do petista. No embate entre Luciana Genro e Sebastião Melo, ela aparece com 30,3%, enquanto o peemedebista, que é o atual vice-prefeito da capital gaúcha, fica com 26,7% das intenções de voto. Já no confronto de Luciana Genro com Vieira da Cunha, a pré-candidata do PSOL tem 30,8% das intenções de voto, enquanto o aspirante do PDT fica com 25,5%.

Rejeição

A pesquisa do Instituto Methodus também avaliou a rejeição dos candidatos. Na rejeição múltipla, onde o entrevistado pode rejeitar mais de um candidato, Raul Pont aparece com 24,5%, Luciana Genro tem 22,2%, Vieira da Cunha ficou com 17,0%, Sebastião Melo tem 16,8%, Nelson Marchezan Jr tem 16,2%, Carlos Gomes ficou com 12,5%, Mauricio Dziedricki teve 12,2% e Wambert Di Lorenzo alcançou 10,8%.

O levantamento foi feito entre os dias 7 e 10 de julho. A margem de erro da pesquisa é de 4 pontos porcentuais para mais para menos, com um intervalo de confiança de 95%. O número de registro é RS-388/2016.