27°
Máx
13°
Min

Mais votados para prefeito têm registro indeferido em 145 municípios brasileiros

(Foto: Arquivo / Agência Brasil) - Mais votados para prefeito têm registro indeferido em 145 municípios
(Foto: Arquivo / Agência Brasil)

Um levantamento do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) indica que os candidatos mais votados para prefeito de 145 municípios de todo o país concorreram com seus registros de candidatura indeferidos com recursos em espera de julgamento na Justiça Eleitoral. Conforme a legislação, os candidatos nesta situação podem realizar todos os atos de campanha e também têm seus nomes e números nas urnas eletrônicas. No entanto, estes votos serão computados apenas se a Justiça Eleitoral deferir o registro da candidatura.

De acordo com o TSE, nenhum destes 145 municípios tem mais de 200 mil eleitores, o que significa que não pode ocorrer disputa de segundo turno. O resultado final depende essencialmente da decisão da Justiça Eleitoral.

Do total de recursos, cinco já chegaram ao TSE: municípios de Itatinga e Quatá, no estado de São Paulo; Aiuaba, no Ceará; Dom Pedro, no Maranhão; e Calçoene, no Amapá. São Paulo e Minas Gerais são os estados com maior número de candidatos mais votados a prefeito com registro indeferido (24 cada um deles). Em seguida vem o Paraná, com 17 candidatos nesta situação; Bahia, 12; e Rio de Janeiro, 10.

O TSE dará prioridade aos casos de indeferimento de registro que podem alterar o resultado das eleições para prefeito.

Colaboração TSE