28°
Máx
17°
Min

Marcos Valério e Delúbio Soares prestam depoimentos nesta tarde, na Justiça Federal em Curitiba

(Foto: Divulgação) - Marcos Valério e Delúbio Soares serão ouvidos hoje em Curitiba
(Foto: Divulgação)

Estão marcadas para esta tarde (12), as oitivas do ex-tesoureiro do Partido dos Trabalhadores (PT), Delubio Soares e do publicitário Marcos Valério, na Justiça Federal de Curitiba. A audiência está marcada para às 14 horas, e será conduzida pelo juiz Sérgio Moro. Além dos dois, o jornalista Breno Altman também deverá ser ouvido. Valério e Delúbio são réus em um dos processos da Operação Lava Jato, derivado da 27ª Fase. Além disso, eles já foram condenados no processo do Mensalão.

Este processo tem outros seis réus, entre eles o empresário Ronan Maria Pinto e o empresário Enivaldo Quadrado. Todos foram denunciados como supostos participantes em um esquema que teria sido articulado para lavagem de parte do dinheiro de um empréstimo feito pelo pecuarista José Carlos Bumlai do Banco Schain, no valor de R$ 12 milhões e, que de acordo com ele, teria sido destinado ao PT. As investigações apontam para indícios de que metade do dinheiro teria sido destinado a Ronan Maria Pinto. Para o Ministério Público Federal, “Ronan teria chantageado membros do PT ligando membros do Partido à morte do ex-prefeito de Santo André, Celso Daniel”.

Os últimos depoimentos de réus desta ação penal estão previstos para ocorrer no dia 19 de setembro. Depois disso, serão abertos os prazos para que o MPF e as defesas apresentem as alegações.