26°
Máx
19°
Min

Objetivo da liderança de Aloysio é aproximar governo da agenda do PSDB, diz Aécio

O presidente do PSDB, Aécio Neves (MG), anunciou oficialmente que o colega de partido, Aloysio Nunes (PSDB-SP), será o líder do governo Temer no Senado. Em sua fala, pontuou que o objetivo da liderança é aproximar o governo da agenda do PSDB.

Na semana passada, quando Temer anunciou suas prioridades no Congresso, ele apontou duas pautas que são de autoria do PSDB, o projeto que coloca novas regras de governança para os fundos de pensão e estatais, além da proposta que tira a exclusividade da Petrobras nos leilões do pré-sal.

Para Aécio Neves, a indicação de Aloysio é a confirmação de que o "PSDB dará sua contribuição efetiva ao governo". O senador também minimizou as crises do governo Temer que, em duas semanas, perdeu dois ministros envolvidos em diálogos comprometedores sobre obstrução da Justiça.

Segundo o senador, o PSDB não recebe o convite de liderança com aplausos, mas ciente do compromisso com as dificuldades que o governo irá enfrentar.

Aloysio

Após divulgar um vídeo nas redes sociais com seu primeiro discurso como líder do governo, fazendo duras críticas à presidente afastada Dilma Rousseff e dizendo que terá compromisso com se afastamento definitivo, Aloysio adotou posição mais moderada.

Falando pessoalmente no Senado, o tucano garantiu que sua prioridade é a aprovação de pautas econômicas e o diálogo com os diferentes setores do Senado. Questionado sobre a atuação da oposição nesta terça-feira, 31, que frustrou as chances de Ilan Goldfajn assumir o Banco Central ainda nesta semana, Aloysio respondeu que a oposição agiu corretamente ao exigir o cumprimento dos prazos.

Lava Jato

O senador também minimizou possibilidades de travar a Operação Lava Jato e reiterou seu apoio às investigações.

Aloysio é investigado em um inquérito do Supremo sobre caixa dois de campanha eleitoral. Aloysio foi citado por delator no âmbito da Lava Jato, mas a investigação saiu da operação principal para um inquérito em separado.