21°
Máx
17°
Min

Oito candidatos concorrem ao cargo de prefeito; conheça o perfil de cada um

Oito candidatos concorrem ao cargo de prefeito em Curitiba. Ao todo foram nove candidaturas, mas uma foi indeferida pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE). Conheça, por ordem alfabética, o perfil dos concorrentes.

Ademar Pereira (PROS)

Ademar Pereira tem 55 anos e é educador e trabalha no ramo de eventos. Foi Presidente da Associação dos Empresários do Boqueirão, do Sindicato das Escolas Particulares do Paraná e atualmente é Vice-Presidente da Federação Nacional das Escolas Particulares.

Gustavo Fruet (PDT) 

Gustavo Fruet tem 53 anos, é advogado e é o atual prefeito de Curitiba. Foi eleito em 2012 no segundo turno. Foi deputado federal; foi sub-relator da CPI que revelou o Mensalão e na última eleição foi apoiado pelo PT. Busca a reeleição após um primeiro mandato sem muita expressividade.

Maria Victoria (PP)

Maria Victoria tem 24 anos, é administradora e deputada estadual. Filha do ministro da Saúde, Ricardo Barros, e da vice-governadora do Paraná, Cida Borghetti, ambos do PP, é a mais jovem entre os candidatos que disputam pela prefeitura de Curitiba.

Ney Leprevost (PSD)

Ney Leprevost tem 42 anos, é administrador de empresas e deputado estadual desde 2006. Foi vereador em Curitiba por dois mandatos e meio e secretário estadual do Esporte e Turismo no governo Jaime Lerner, entre 1999 e 2000, tendo sido o mais jovem do país a ocupar o posto.

Rafael Greca (PMN)

Rafael Greca de Macedo tem 60 anos, é engenheiro e funcionário aposentado do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc). Foi prefeito de Curitiba na década de 1990, tendo sido eleito na sucessão à Jaime Lerner, que é considerado seu padrinho político. Na época, era integrante do PDT, mas de lá para cá, mudou de partido várias vezes, rompeu com Lerner; foi "ministro da caravela" de FHC; se aliou com Roberto Requião (PMDB), e agora, no PMN e com apoio do governador Beto Richa, concorre novamente à prefeitura.

Requião Filho (PMDB)

Maurício Requião, ou Requião Filho tem 36 anos,  é advogado e deputado estadual. Filho do senador, ex-governador do Paraná (por três vezes) e ex-prefeito de Curitiba Roberto Requião. Foi eleito deputado há dois anos, na primeira campanha que disputou.

Tadeu Veneri (PT)

Antônio Tadeu Veneri tem 63 anos. Filiado ao PT desde 1988, assumiu uma cadeira na Câmara Municipal de Curitiba em 1995. Reeleito em 1996, exerceu o cargo de vereador até 2002, ano que foi eleito deputado estadual. Na Assembleia Legislativa do Paraná, foi reeleito em 2006, 2010 e 2014. É pela primeira vez candidato ao cargo de prefeito.

Xênia Mello 

Xênia Mello tem 31 anos, é técnica em contabilidade, estatística, especialista em economia doméstica e administração; advogada, feminista periférica e mestranda em Sociologia pela UFPR. Especialista em Literatura Brasileira e História Nacional pela UTFPR. Defende a assistência humanizada ao nascimento e enfrentamento à violência contra à mulher.

Colaboração TRE