22°
Máx
16°
Min

Paraná busca na Europa novos modelos de mobilidade e desenvolvimento urbano

(Foto: Divulgação) - Paraná busca na Europa novos modelos de mobilidade e desenvolvimento urbano
(Foto: Divulgação)

O secretário do Desenvolvimento Urbano do Paraná (SEDU), Ratinho Junior, está representando o Paraná na Europa. Em Bruxelas, na Bélgica, o secretário se encontrou com autoridades na Secretaria Geral do Conselho da União Europeia e Parlamento Europeu. Na oportunidade foram discutidos e apresentados projetos sobre mobilidade e infraestrutura urbana e defesa civil. O secretário também apresentou alguns projetos que são desenvolvidos no Paraná e também trocou experiências sobre os modais de transporte e as novas tecnologias europeias utilizadas no transporte urbano.

Já na Espanha, na cidade de Figueres, Ratinho Junior foi recebido pelo prefeito da cidade, Pere Casellas, e pelo secretário Manel Toro, onde conheceram o modelo inovador de transporte e de gestão pública com forte impacto no turismo. “Essa cidade espanhola investiu em mobilidade e infraestrutura urbana com uma extensa e ampla rede de ruas e rodovias que estão conectadas com a ferrovia. O resultado é uma facilidade de acesso ao município com incremento do turismo, gerando riqueza para a cidade” destacou Ratinho Junior.

Ratinho Junior também fez uma palestra na Conferência de Infraestruturas Inteligentes, e participou de mesas redondas discutindo a respeito de mobilidade e desenvolvimento urbano, e defesa civil. “Esse contato e a troca de experiências com autoridades espanholas do setor de transporte metropolitano, como é o caso de Barcelona, possibilita levar esses modelos de gestão para o nosso Estado e também estreitar laços para em um futuro, fechar parcerias para desenvolvimento de projetos no setor de mobilidade urbana. Sabemos dos desafios do setor e por isso faço questão de conhecer esse modelos e trabalhar para a implantação desses modais de transporte”, conclui Ratinho Junior.