22°
Máx
17°
Min

Pesquisa IBOPE aponta empate técnico entre Fruet e Ney Leprevost

- Pesquisa IBOPE aponta empate técnico entre Fruet e Ney Leprevost

Na última pesquisa eleitoral divulgada antes do primeiro turno das eleições municipais 2016, em Curitiba, os números apontam para um empate técnico entre Gustavo Fruet e Ney Leprevost na briga pelo segundo turno. O candidato do PSD foi o que obteve o maior índice de crescimento entre os candidatos, no comparativo entre as três pesquisas Ibope. De 6% chegou hoje a 15%.


NÚMEROS DA PESQUISA ESTIMULADA

A pesquisa estimulada apresenta a queda de Rafael Greca (PMN) de 45% para 30% dos votos em relação aos números apresentados no dia 19 de setembro. Gustavo Fruet subiu de 16% para 19%, já Ney Leprevost subiu 9% e chegou a 15%, empatado tecnicamente com Fruet.

Na sequência aparecem Requião Filho (PMDB)  com 8% e Maria Victoria (PP) com 7%. O candidato do PT, Tadeu Veneri, foi mencionado por 5% dos entrevistados. Xênia Melo (PSOL) está com 1%, mesmo número de Ademar Pereira (PROS). Brancos e nulos somam 9% e não sabem ou não preferem opinar 5%.


VOTOS VÁLIDOS

A pesquisa aponta ainda o percentual dos votos válidos, números que o TRE utiliza para o resultado final da eleição. Rafael Greca (PMN) tem 35%, Fruet (PDT) 22%, Ney Leprevost (PSD) tem 17%, Requião Filho (PMDB) vem na sequência com 9%, Maria Victoria (PP) tem 8%, Tadeu Veneri (PT) aparece com 6% dos entrevistados. Xênia Melo (PSOL) tem 2% e Ademar Pereira (PROS) tem 1%.

Para calcular esses votos, são excluídos da amostra os votos brancos, os nulos e os eleitores que se declaram indecisos. O procedimento é o mesmo utilizado pela Justiça Eleitoral para divulgar o resultado oficial da eleição. Para vencer no primeiro turno, um candidato precisa de 50% dos votos válidos mais um voto.


Ficha Técnica
Período de campo:
a pesquisa foi realizada entre os dias 25 de setembro e 1 de outubro de 2016.
Tamanho da amostra: foram entrevistados 1.001 eleitores.
Margem de erro: a margem de erro estimada é de 3% pontos percentuais para mais ou para menos sobre os resultados encontrados no total da amostra.
Nível de Confiança: O nível de confiança utilizado é de 95%. Isso quer dizer que há uma probabilidade de 95% de os resultados retratarem o atual momento eleitoral.
Solicitante: SOCIEDADE RADIO EMISSORA PARANAENSE SA / TV PARANAENSE, REDE PARANAENSE
Registro Eleitoral: registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) com o número de identificação PR-05284/2016