21°
Máx
17°
Min

PM registra 93 crimes eleitorais no Paraná; em todo o País, 60 candidatos foram presos

(Foto: Soldado Guilherme Batalha/PM) - PM registra 93 crimes eleitorais no PR; em todo o País, 60 são presos
(Foto: Soldado Guilherme Batalha/PM)

Um balanço parcial de ocorrências atendidas pela Polícia Militar no Paraná indica 93 crimes e delitos eleitorais neste domingo (2), no período das 8h às 11h. De acordo com dados da corporação, em todo o estado foram três encaminhamentos por compra de voto; quatro por uso de som; cinco por boca de urna; nove por divulgação de propaganda eleitoral; 49 por outros crimes eleitorais; e 23 situações de outras naturezas (rixa, lesão corporal, tumulto, ameaça, desde que estejam relacionados com as eleições). Junto a isso, foram apreendidos 1.304 materiais como santinhos e brindes.

Somente em Curitiba foram quatro pessoas encaminhadas após o flagrante, sendo duas por panfletagem, uma por boca de urna e outra por perturbar pleito eleitoral. Nos grandes colégios eleitorais, a exemplo de Curitiba, Maringá, Londrina, Cascavel e Foz do Iguaçu, os detidos por crimes eleitorais estão sendo encaminhados para fóruns, unidades da PM ou da Polícia Civil; já nas pequenas cidades serão entregues diretamente em delegacias da Polícia Civil.

Brasil

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) divulgou que, em todo o país, 92 candidatos foram flagrados cometendo crime eleitoral. Destes, 60 foram presos. Ainda de acordo com o TSE, 815 pessoas (não candidatos) foram flagradas cometendo crime eleitoral. Desses, 337 foram presos.

Colaboração PM e Paula Schreiber