26°
Máx
19°
Min

Processo de lacre das urnas termina nesta terça-feira

Até esta terça-feira (27), os funcionários do Fórum Eleitoral de Ponta Grossa devem concluir o trabalho de lacre das urnas que serão utilizadas nas eleições municipais. O processo de preparo das 701 urnas para o dia 2 de outubro começou ainda durante o fim de semana – outras 180 urnas já estão preparadas para o caso de alguma das ‘originais’ apresentar problema no dia da eleição.

Os dados dos cinco candidatos ao cargo de prefeito e dos mais de 500 candidatos a vereador já foram inseridos. Fotos e números já estão armazenados nas urnas eletrônicas e prontos para o dia da eleição.

Além dos dados dos candidatos, os pequenos cartões de memória contêm informações de mais de 220 mil eleitores, que esse ano votam pela primeira vez com o sistema biométrico em 115 locais. Após a gravação dos dados, as urnas são lacradas. Todas as entradas de mídias, cabos e até mesmo o interior do equipamento recebem uma fita adesiva que contém a assinatura da juíza responsável e uma marca d’água. Caso ela seja violada, os funcionários da Justiça Eleitoral conseguem verificar uma possível fraude.

A distribuição das urnas nos colégios eleitorais será realizada no sábado, véspera da eleição, e deverá contar com escolta policial.

Colaboração Rafaela Schuinka / Rede Massa.