28°
Máx
17°
Min

Programa paranaense de gestão pública conquista prêmio internacional

Programa paranaense de gestão pública conquista prêmio internacional

Inédito em administração pública do País, o Programa SEDU/PARANACIDADE Interativo, que revoluciona o trabalho integrado entre os municípios e o Governo do Paraná recebeu, neste mês, em São Paulo, o Prêmio MundoGEO#Connect no evento Latino Americano MundoGEO@Connect LatinAmerica 2016, concorrendo com mais de 100 programas e projetos da esfera estadual e federal de toda a América Latina. Para o secretário de Desenvolvimento Urbano, Ratinho Junior, esse prêmio é o resultado de um trabalho e dedicação de toda a equipe de trabalho em prol da melhoria da gestão dos municípios paranaenses. “Este é o reconhecimento público de uma equipe técnica de excelência e que busca uma administração pública mais eficiente, voltada às necessidades das comunidades e compatível com a realidade de cada região, cidade, de cada município. Com esta ferramenta, nós podemos ser os indutores de investimentos voltados a melhores benefícios à população”, afirma Ratinho Junior.

Diante de toda a equipe do Paranacidade, o secretário agradeceu a cada um pelo empenho. “Agradeço a vocês que emprestam o seu melhor talento e dedicação para a elaboração de projetos e programas de excelência que ajudam a melhorar a qualidade de vida dos paranaenses e a transformar as suas vidas e desenvolver todos os 399 municípios do Paraná”, enfatizou Ratinho Junior.

Origem

O Programa SEDU/PARANACIDADE Interativo foi idealizado em 2011 por dois técnicos: o economista e coordenador de Projetos do Paranacidade, Jerônimo Meira, e pela arquiteta urbanista e coordenadora técnica da SEDU, Adriana Nunes, que hoje faz especialização em Madri, na Espanha. Ambos apresentaram o ainda projeto ao secretário Ratinho Junior que se entusiasmou pela “novidade transformadora”. “É uma ferramenta que torna a transparência nos serviços públicos uma realidade. Qualquer cidadão pode acessar a ferramenta e verificar o investimento em cada município e se está sendo aplicado adequadamente, sem desperdício”, aponta Ratinho Junior.

Infraestrutura

O programa SEDU/PARANACIDADE Interativo é composto por uma infraestrutura de dados espaciais e alfanuméricos que contempla os 399 municípios paranaenses. Nele, ferramentas de geoprocessamento subsidiam a formulação e o monitoramento de políticas públicas por meio da utilização de modelos e análises espaciais. Para isso, há um portal para consultas interativas e um portal de mapas temáticos. Utilizando os dados em aplicativo desktop é possível também fazer análises específicas, além de permitir o uso dos dados por outros órgãos de acordo com as suas respectivas áreas de atuação.

Colaboração Assessoria de Imprensa.