22°
Máx
16°
Min

Projeto propõe identificação biométrica para votos dos vereadores

(Foto: Divulgação / Câmara Municipal de Curitiba) - Projeto propõe identificação biométrica para votos dos vereadores
(Foto: Divulgação / Câmara Municipal de Curitiba)

Está em tramitação na Câmara Municipal de Curitiba a proposta que prevê a identificação biométrica dos vereadores para a confirmação dos votos em plenário sobre projetos, emendas em resoluções. O projeto foi apresentado nesta semana, mas não tem previsão de quando será votado.

A proposta passou a ser tramitada depois da polêmica votação que levou à renúncia do vereador Valdemir Soares (PRB), acusado de votar no lugar da vereadora Julieta Reis (DEM). Antes de ir ao plenário, o projeto ainda vai passar pelas comissões da Casa.

Onze vereadores assinam a proposta: Aladim Luciano (PV), Chicarelli (PSDC), Chico do Uberaba (PMN), Colpani (PSB), Jairo Marcelino (PSD), Jorge Bernardi (Rede), Mauro Ignácio (PSB), Professor Galdino (PSDB), Tico Kuzma (Pros), Tito Zeglin (PDT) e Zé Maria (SD).

“Para dar mais credibilidade ao processo de votação realizado na Câmara Municipal, esta mudança que propomos se faz necessária. Também vale ressaltar que vai ao encontro do processo de transparência que está sendo realizado nesta legislatura”, diz o texto divulgado pela Câmara Municipal de Curitiba.

Atualmente, o sistema de votação é feito por meio de um microfone acoplado e um painel de votações instalado na bancada de cada vereador, que deve ser o responsável por seu próprio voto.

(Foto: Divulgação / Câmara Municipal de Curitiba)

Colaboração Câmara Municipal de Curitiba