22°
Máx
14°
Min

Quais os desafios do próximo prefeito de Londrina?

Foram 45 dias de campanha com muitas promessas, ideias, projetos e debates sobre os rumos da cidade de Londrina. Diante disso, quais são os principais desafios para quem assumir a cadeira deixada por Alexandre Kireeff em 31 de dezembro?

Um tema recorrente durante o pleito foi a saúde. No município de 550 mil habitantes, são 144 médicos em 52 unidades básicas. Apesar de parecer pouco, a média é de 3,8 médicos para cada mil habitantes, acima dos 2,5 por mim recomendados pelo Ministério da Saúde.

Apesar dos números positivos, são constantes as queixas por demora de atendimento nas UPAs e postos de saúde, além da falta de especialistas.

Outro desafio é a geração de empregos. Mesmo sendo a segunda maior cidade do estado, Londrina perde mão de obra para municípios vizinhos com maior densidade industrial. Uma alternativa apontada pela maioria dos candidatos é apostar na Tecnologia da Informação, setor que reúne 1,2 mil empresas e gera 14 mil empregos.

Estes e outros entraves vão exigir eficiência nas medidas a serem adotadas pelo próximo governante, que começa a ser escolhido nas eleições deste domingo (2).

(colaborou Larissa Fernandes/Rede Massa)