23°
Máx
12°
Min

Renan: Temer concorda com a necessidade de superar pauta de ocupação de cargos

Após se encontrar com Michel Temer, o presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), afirmou nesta quarta, 27, que o vice-presidente concordou com a necessidade de superar a pauta de ocupação de cargos. Segundo ele, essa pauta não pode prevalecer, uma vez que a sociedade não cobra isso da classe política. Renan disse ter defendido a qualificação da pauta, com a discussão de cenários e reformas institucionais e ainda advogou a votação de uma proposta que garante a autonomia legal para nomeação dos diretores do Banco Central.

"(É preciso) resolver definitivamente essa questão do Banco Central, se vamos ter um Banco Central independente ou não, se vamos restaurar o Banco Central na forma da sua criação", disse Renan, em entrevista na chegada ao Senado. Desde 2013, ele tem sido um dos principais entusiastas no Legislativo da autonomia operacional do banco.

Renan afirmou que adotará, caso Temer assuma o governo, a mesma relação que mantém com a presidente Dilma Rousseff. O peemedebista disse que é "incompatível" participar do governo como presidente do Senado. Segundo ele, isso atrapalha e atropela a isenção, a capacidade de conduzir.