21°
Máx
17°
Min

Ricardo Barros usa agenda oficial para fazer campanha, revela jornal

(Foto: Wilson Dias/ Agência Brasil) - Ricardo Barros usa agenda oficial para fazer campanha, revela jornal
(Foto: Wilson Dias/ Agência Brasil)

O ministro da Saúde, Ricardo Barros (PP-PR), participou de eventos eleitorais em dias de agenda oficial no Paraná, revelou o jornal Folha de São Paulo nesta quarta-feira (28). De acordo com a reportagem, ele fez promessas em atos de candidatos a prefeito. No entanto, a resolução em vigor da Comissão de Ética Pública da Presidência da República proíbe os ministros de fazerem promessas cujos cumprimentos dependam do cargo.

Além disto, a resolução veta que ministros recorram a eventos oficiais para viajar com propósito eleitoral. Imagens e vídeos publicados na internet mostram Barros em eventos que não foram divulgados pelo Ministério da Saúde.

Barros tinha agenda oficial na última sexta-feira (23) em um hospital em Apucarana. O jornal ressalta que o ministro passou também por Floraí, Mandaguaçu, Sarandi, Marialva e Mandaguari no mesmo dia, participando de eventos com candidatos nas eleições municipais.

Em Apucarana, ele foi recebido pelo atual prefeito e candidato à reeleição. A assessoria de imprensa da prefeitura divulgou um texto informando que "mais uma reivindicação (...) foi atendida por Barros, que anunciou um aporte de recursos na casa de R$ 1,69 milhão por ano para o hospital da cidade". Barros encerrou a sua programação deste dia em Sabáudia, onde participou de uma caminhada política.

Durante o final de semana, ele esteve em Colorado. Segundo a reportagem, “Barros afirmou que o presidente Michel Temer havia pedido ‘para não fazer campanha’ durante o processo de impeachment, de modo a não ‘incomodar os senadores’, mas a situação mudou, segundo o ministro, na reta final das eleições. ‘Mas agora [Temer] liberou a gente e eu vim correndo para falar com vocês’”.

A Folha de São Paulo ainda cita que, “também se valendo de compromissos em agenda oficial para permanecer no Paraná, o ministro participou de campanha nas cidades de Colombo, Cianorte e São José dos Pinhais, entre outras”, nos dias 22 e 26 de setembro.