21°
Máx
17°
Min

Rui Falcão diz que PT vai antecipar eleição interna

O presidente nacional do PT, Rui Falcão, afirmou nesta segunda-feira, 19, que o partido vai antecipar as eleições internas e que está em busca de um político mais jovem para comandar a legenda durante as eleições de 2018.

Segundo Falcão, a troca do comando do PT deve acontecer ainda no primeiro semestre do ano que vem e não mais em novembro, como estava previsto inicialmente.

O dirigente petista também afirmou que não vai disputar uma nova eleição e que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva também não deve voltar a ocupar o posto para não abrir um novo flanco de críticas contra ele, que já é alvo da Operação Lava Jato.

"O próprio Lula tem defendido que, para renovar, é preciso inclusive ter renovação geracional. Você precisa formar gente, o Lula já tem 71 anos, ele vai morrer, eu vou morrer logo", afirmou.

Falcão participou nesta segunda de uma reunião com integrantes da bancada do PT no Senado, em Brasília. Segundo ele, nomes como os senadores Lindbergh Farias (RJ) e Humberto Costa (PE) estão cotados para o cargo.

Lula, no entanto, defende que a presidência da sigla fique com o ex-ministro Jaques Wagner.

No próximo dia 7, o diretório vai se reunir para definir como será feita a troca do comando, se por meio de um Processo de Eleição Direta (PED), como acontece atualmente, ou através de um congresso da sigla.