22°
Máx
17°
Min

Secretários se reúnem com prefeita interina

Vários assuntos foram debatidos (Foto: AMN) - Secretários se reúnem com prefeita interina
Vários assuntos foram debatidos (Foto: AMN)

Nesta segunda feira (01) foi realizada uma reunião entre a prefeita interina de Foz do Iguaçu, Ivone Barofaldi e os secretários municipais. Em pauta vários assuntos importantes para o bom desenvolvimento das ações neste período.

Ivone solicitou que as secretarias trabalhem com o mínimo de funcionários possíveis, pois pretende cortar gastos desnecessários de toda prefeitura e salientou que está valorizando o servidor público.

Como exemplo, indicou servidores de carreira para assumir algumas secretárias.

Sobre o quadro de secretários, alguns a prefeita manteve no cargo pela contribuição já realizada no município e por dar andamento nos projetos que já estão acontecendo, mas outros houve substituição.

A secretaria de Indústria e Comércio ficou sob a responsabilidade da servidora Salete Aparecido Horst ,a secretaria do Turismo, assumiu o servidor de carreira Lourenço Kurten , na secretaria de Planejamento e Captação de Recursos está como secretário o também servidor público, Ricardo Albuquerque, à frente da Procuradoria Geral do município está a advogada e procuradora Cláudia Canzi.

Como diretora administrativa do Patronato Penitenciário de Foz do Iguaçu foi nomeada Aracely de Souza Cossa e como Coordenador do Patronato, Thiago de Lemos Rodrigues.

A servidora estadual do Núcleo Regional de Educação, Elizabeth Lopes, assumiu a Secretaria de Assistência Social e o inspetor da Guarda Municipal, Ederson Cadaval, assume interinamente a Secretaria de Segurança Pública.

Durante a reunião a prefeita citou a nomeação de Perci Lima, ex-prefeito de Foz do Iguaçu, assumindo agora a presidência da Fundação Cultural. 

Um relatório da parte financeira e estrutural da autarquia será realizado.

Foi destacada também a nomeação do jornalista João Carlos Del Rios, pelo tempo de profissão e por ser um profissional de muito respeito no meio da imprensa.

Del Rios a partir de agora irá colaborar na elaboração de projetos da nova gestão.

De acordo com o secretário de Administração do município, João dos Santos, até o presente momento foram exonerados 43 cargos em comissão, sendo que 01 servidor de carreira voltou para o cargo de concurso.

Conforme relata a prefeita em exercício, essas exonerações não têm cunho político, mas sim estão sendo feitas com o propósito de enxugar a máquina pública, ou seja, contenção de gastos.

Porém após as exonerações serem publicadas em Diário Oficial, a administração, em especial servidores que estão à frente do gabinete da prefeita, tem sido alvo de ameaças.

São constrangimentos e coações que já foram registrados em boletim de ocorrência na Delegacia de Polícia Civil.

Dentre outros assuntos tratados na reunião, a prefeita ainda cobrou a colaboração da equipe neste momento delicado e se colocou à disposição dos secretários, independente do horário, para ajudar no que for preciso.

Pediu trabalho técnico e dedicação aos envolvidos na gestão pública, apesar dos poucos meses que têm pela frente, e adiantou que todos já trabalham em sintonia e que os resultados logo começarão a aparecer.

Para mais esclarecimentos, a prefeita estará à disposição da imprensa em uma entrevista coletiva, marcada para a próxima quarta-feira (03), as 9 da manhã na sala de reuniões da prefeitura.

Colaboração: AMN