21°
Máx
17°
Min

Sedu facilita novas soluções urbanas, diz Ratinho Junior

(Foto: Valdelino Pontes) - Sedu facilita novas soluções urbanas, diz Ratinho Junior
(Foto: Valdelino Pontes)

O secretário Ratinho Junior destacou nesta quarta-feira (30), em Foz do Iguaçu, que a pasta de Desenvolvimento Urbano funciona como um “facilitador para os municípios encontrar soluções para problemas urbanos e sociais”. Ratinho Junior participa até sexta-feira, 3, do encontro de prefeitos e prefeitas eleitas do Paraná e dispôs a estrutura da Sedu, o que inclui a Paranacidade, aos novos gestores eleitos em outubro.

“A Sedu tem a função muito parecida com o Ministério das Cidades, obviamente em menor tamanho, e ajuda os municípios a diagnosticar os problemas e identificar soluções através de mais de 100 técnicos, engenheiros e arquitetos”, disse

Ratinho Junior também reforçou ainda a importância do encontro para esclarecer as dúvidas das lideranças, apresentar os projetos, programas e estrutura do Estado já que o governo do Paraná tem um perfil municipalista.

Diálogo - “O encontro é importante porque consegue reunir todos os prefeitos e o Estado pode retransmitir como funciona o governo, como é a apresentação dos projetos, a disponibilidade de recursos e quais os programas que estão dando certo nas cidades”, disse o secretário.

E completou: “Este evento é mais para apresentar os projetos aos prefeitos e aproximá-los às secretarias, autarquias, mostrando onde estão os recursos e de que forma os municípios podem captá-los”.

Como intermediador de soluções, Ratinho Junior disse ainda que a Sedu não desenvolve, propriamente, projetos, mas, essencialmente, colabora com as prefeituras na obtenção de recursos públicos para reurbanização de novas áreas, revitalização de praças, construção e reformas de escolas, reforma de hospital, aquisição de equipamentos e maquinários e demais programas que promovam o desenvolvimento das cidades, a partir de parcerias dos municípios com o Governo do Estado.

Ações

Para exemplificar, o secretário citou algumas ações da Sedu como o maior programa de acessibilidade e de calçadas do Brasil, desenvolvido pelo órgão, o programa Meu Campinho e o projeto de modernização do parque de máquinas das prefeituras paranaenses. “Com máquinas novas, tratores e retroescavadeiras em bom estado de qualidade, as prefeituras conseguem, naturalmente, conservar melhor sua infraestrutura urbana e rural”, frisou.

Ratinho Junior disse ainda, no entanto, que o sucesso da Sedu também depende do engajamento das prefeituras e da manutenção das certidões dos municípios. “É muito importante que os municípios mantenham em dia as certidões para Estado disponibilizar recursos", disse.

"Além disso, vale destacar que é preciso aumentar e qualificar os projetos municipais, pois o Brasil tem uma escassez de bons projetos, o que se mostra fundamental que os prefeitos organizam boas equipes de trabalho, de engenharia e arquitetura, pois na Sedu, teremos o papel de analisar e avalizar tecnicamente os trabalhos apresentados para captação de recursos”, completou.