28°
Máx
17°
Min

Senado recebe processo de impeachment; leitura será nesta terça

(foto: Moreira Mariz/Agência Senado) - Senado recebe processo de impeachment; leitura será nesta terça
(foto: Moreira Mariz/Agência Senado)

O presidente do Senado, Renan Calheiros recebeu nesta segunda-feira (18), às 15h, o processo de impeachment contra a presidente Dilma Rousseff, cuja admissibilidade foi aprovada pela Câmara dos Deputados no domingo (17). A leitura será feita na sessão de terça-feira (19).

As 12.044 páginas do processo foram entregues pela Câmara à Secretaria-Geral da Mesa do Senado.

Após receber o processo, Renan Calheiros deve se reunir com a presidente Dilma Rousseff e com o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Ricardo Lewandowski.

Renan convocou para 11h desta terça-feira (19) uma reunião de líderes para tratar de prazos e da proporcionalidade partidária da composição da comissão especial que vai analisar o processo de impeachment. O presidente do Senado disse ainda que vai garantir o processo legal, a defesa e o contraditório e que a condução dos trabalhos "não vai parecer atropelo nem procrastinação".

O relator da comissão especial deverá ser eleito (não escolhido pelas bancadas), assim como o presidente e o vice-presidente. O senador Lindbergh Farias disse que ele, José Pimentel e Gleisi Hoffmann serão indicados para participar da comissão que analisará o processo.

(com informações da Agência Senado)