22°
Máx
17°
Min

Sobrinho de candidato morto em carreata vence eleição em Itumbiara (GO)

O candidato José Antonio da Silva Netto (PTB), de 27 anos, lançado de última hora para substituir seu tio, o ex-prefeito José Gomes da Rocha, o Zé Gomes, do mesmo partido, assassinado durante uma carreata na última quarta-feira, venceu as eleições em Itumbiara, no sul de Goiás. Zé Antonio, como é conhecido, teve 67,27% dos votos válidos. Em segundo lugar ficou Alvaro Guimarães, do PR, com 26,15%.

O eleito foi escolhido para substituir o tio um dia após o assassinato. Na urna, o nome que apareceu foi o de Zé Gomes. O candidato foi morto com um tiro na cabeça pelo funcionário público municipal Gilberto Ferreira do Amaral, de 53 anos, por razões que ainda são investigadas pela polícia. Os disparos mataram também o policial militar Vanilson João Pereira, de 36 anos, e feriram o vice-governador de Goiás, Eliton Junior, de 44, e ainda o advogado da prefeitura Célio Rezende, de 62 anos. Todos estavam na carreata. O atirador foi morto por policiais que faziam a segurança do evento.

Cerca de 200 homens do Exército acompanharam a votação, que transcorreu de forma tranquila, segundo a Polícia Militar. Muitas pessoas, incluindo os três filhos de Zé Gomes, votaram usando uma fita preta no peito em sinal de luto. Em razão do clima de pesar, não foi marcada comemoração pela vitória.