22°
Máx
16°
Min

'Toda vez que venho à Justiça, me sinto em casa', diz Temer

O presidente em exercício, Michel Temer, afirmou nesta quarta-feira, 20, em evento de posse do defensor público-geral federal Carlos Eduardo Barbosa Paz, que este profissional é "o advogado do povo". "O povo é que chama o defensor público para que o defenda nas suas angústias", disse, em breve discurso na cerimônia.

O presidente lembrou sua trajetória e ressaltou que, no Ministério da Justiça, sente-se em casa. "Toda vez que venho à Justiça, me sinto em casa, porque sou da área, mas me sinto mais em casa quando venho a um núcleo como a Defensoria Pública da União", afirmou.

Também participou do evento o ministro da Justiça e Cidadania, Alexandre de Moraes. Para o ministro, "o Brasil só vai alcançar o primeiro mundo e ser uma verdadeira República com o fortalecimento das instituições, independente das pessoas, que só exercem cargos momentaneamente". "Só o fortalecimento das instituições que garante o cumprimento da Constituição e das leis", disse durante o evento.

O ministro ressaltou que a defensoria pública tem que prosseguir com o que chamou de "belíssimo trabalho que vem realizando na proteção daqueles que precisam". "As instituições próximas à população são as medidas definitivas, e não as populistas ou paternalistas", destacou.

Durante o evento, Edson Rodrigues Marques passou o cargo de defensor público-geral federal para Carlos Eduardo Barbosa Paz. Ao tomar posse, Barbosa afirmou que Temer o ensinou a base do direito constitucional através de suas publicações. "As defensorias públicas dos Estados e do Distrito Federal, caminhemos juntos e unidos sempre", pediu, ao iniciar em sua nova função.