27°
Máx
13°
Min

TRE nega embargos de declaração de Paulo Mac Donald

Divulgação - TRE nega embargos de declaração de Paulo Mac Donald
Divulgação

O Tribunal Regional Eleitoral (TRE) negou, por unanimidade, os embargos de declaração de Paulo Mac Donaldo (PDT), candidato à Prefeitura de Foz do Iguaçu. 

Na última semana, o candidato teve recurso negado, em mesma instância, por seis votos a zero. O colegiado do TRE manteve decisão do juiz da 46ª Zona Eleitoral, Marcos Antonio Frason, a qual determinou a impugnação de sua candidatura.

Os embargos de declaração são interpostos dentro de três dias da decisão embargada, conforme prevê o Código Eleitoral. Agora, a defesa do pedetista vai ingressar com recurso especial junto ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

O indeferimento da candidatura, ocorre, no entendimento dos magistrados, por práticas de improbidade administrativa em anos anteriores. Em duas delas, houve determinação de ressarcimento de dinheiro aos cofres públicos, por danos causados ao erário.

Em entrevista à Gazeta do Iguaçu, Paulo desconfiou da celeridade do julgamento do TSE. "O TSE pode demorar dez anos para julgar essa ação, e pode julgar em poucos dias. Se ganharmos a eleição eu assumo”, disse. 

Como ainda cabe recurso, Paulo continua com a campanha eleitoral no rádio e TV. Caso o ex-prefeito faça mais de 50% dos votos no próximo domingo, 2 de outubro, e, eventualmente, o TSE confirme a cassação de sua candidatura, as eleições para o Executivo serão anuladas e um novo pleito será realizado.