21°
Máx
17°
Min

Amop comemora conquista do Selo Solar

Foto: Divulgação - Amop comemora conquista do Selo Solar
Foto: Divulgação

Primeira entidade do interior do Estado a investir na geração de energia elétrica através do sistema fotovoltaico, a Amop (Associação dos Municípios do Oeste do Paraná) acaba de receber mais uma boa notícia: ela conquistou o Selo Solar, concedido pelo instituto Ideal, de Florianópolis (SC).

O Selo Solar foi criado em 2012 e é uma iniciativa do Instituto Ideal e da Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE), com o apoio da Cooperação Alemã para o Desenvolvimento Sustentável por meio da Deutsche Gesellschaft für Internationale Zusammenarbeit (GIZ) GmbH e do Banco Alemão de Desenvolvimento (KfW).

De com o engenheiro eletricista da Amop, Leandro Rudnicki, responsável técnico pela implantação do sistema, a conquista do selo é representativa. “Para a Amop, é o primeiro passo para a conquista de outros selos de sustentabilidade, alvo da entidade”, esclarece. Opinião semelhante tem Vinicius Almeida dos Santos, secretário executivo da Amop. 

“No futuro, haveremos de buscar outras formas de prover nossas necessidades com baixo ou nenhum impacto ambiental”. Já para o prefeito de Tupãssi e presidente da entidade municipalista oestina, a conquista serve também de inspiração para outras. “A nossa busca é pela sustentabilidade total”.

O Selo Solar é uma certificação que reconhece empresas, residências e instituições públicas e privadas que investem em eletricidade solar. Quem tem a certificação mostra que aposta em uma energia renovável e de baixo impacto para o meio ambiente, além de ajudar a promover essa causa. 

A edificação precisa consumir um valor mínimo anual de eletricidade solar, que varia conforme a quantidade total de energia consumida, ou utilizar ao menos 50% de seu consumo de eletricidade vindo de fonte solar.

Colaboração: Assessoria de imprensa