23°
Máx
12°
Min

Empresa de transporte elimina impressão de passagens com ‘check-in digital’

Viação Garcia é a primeira no Brasil a adotar a prática para compras efetuadas pela internet (Foto: Divulgação) - Empresa de transporte de Londrina implanta 'check-in digital'
Viação Garcia é a primeira no Brasil a adotar a prática para compras efetuadas pela internet (Foto: Divulgação)

A primeira empresa de transporte rodoviário do Brasil a realizar o embarque de seus passageiros com check-in 100% digital, eliminando a necessidade de impressão de bilhetes em papel, é de Londrina. A Viação Garcia está lançando o serviço ‘Check-In Digital – Seu Embarque Fácil’ para proporcionar mais comodidade e rapidez ao embarque de clientes que optam pela compra de passagens em sua plataforma digital de vendas.

A tranquilidade é o primeiro benefício imediato do passageiro, já que ele sabe que não terá de enfrentar filas para retirar seu bilhete, o que diminui consideravelmente o nível de estresse da viagem - principalmente devido a possíveis atrasos no trânsito dos grandes centros urbanos. Até então, o cliente ainda tinha que se dirigir ao guichê para retirar o bilhete de embarque com, pelo menos, 30 minutos de antecedência. 

A praticidade e mobilidade vem em seguida. Isso porque o cliente pode comprar a passagem de qualquer lugar, a qualquer hora e de qualquer dispositivo digital, como computador, tablet e celular. Ao finalizar a compra, com a geração e envio do número de voucher, o check-in digital é realizado automaticamente.

De posse deste número e um documento com foto, basta que o mesmo se dirija diretamente à plataforma de embarque – sem passar pelo guichê ou precisar imprimir a passagem -, onde um colaborador da empresa realiza o procedimento de embarque.

O controle da empresa referente às passagens comercializadas pela internet é realizado através de um relatório com o nome e o número de voucher de cada passageiro que optou pela compra on-line. Com esse relatório em mãos, o colaborador consegue verificar – na hora do embarque – quais são esses passageiros.

A criação e implantação do ‘check-in digital’ originou-se da percepção, por parte da Viação Garcia, da mudança do perfil de seus clientes, que passaram a adotar um estilo de vida mais conectado, dependentes de dispositivos eletrônicos para a maioria das tarefas do dia a dia. Além disso, a empresa recebeu, no último ano, um grande contingente de passageiros que migraram do aéreo para o rodoviário.

Através de levantamentos internos, como o crescimento das vendas de passagens pelo site e pesquisa de satisfação nos veículos, os profissionais da Gerência Comercial e Departamento de Marketing comprovaram que os fatores tempo, comodidade e mobilidade representavam uma grande oportunidade para a criação de um novo serviço que unisse essas três características.

Antes de lançar oficialmente o serviço, o ‘check-in digital’ foi testado durante dois meses em um projeto piloto nas cidades de Londrina, Maringá, São Paulo e Campinas. A aceitação levou a empresa a adotar a prática no dia a dia.

Colaboração Assessoria de Imprensa.