24°
Máx
17°
Min

Parceria favorece a inclusão digital no Paraná

(Foto: USP Imagens) - Parceria favorece a inclusão digital no Paraná
(Foto: USP Imagens)

A Secretaria para Assuntos Estratégicos e a Companhia de Informática e Comunicação do Estado do Paraná (Celepar) vão unificar suas ações voltadas à inclusão digital. Para efetivar esta integração, foi assinada nesta quarta-feira (16), em Curitiba, uma resolução que estabelece esta parceria, que foi proposta por se considerar que os programas Rede 399, que disponibiliza internet para o município, e o Espaço Cidadão, que leva serviços online à população, são complementares. 

Para conectar as atividades foi criada uma Comissão Especial que será responsável pela organização funcional e a unificação das ações de Inclusão Digital, com foco nos dois programas: a Rede 399-Internet para Todos e o Espaço Cidadão. “Levar a internet de qualidade, qualificação profissional e serviços de governo para o cidadão, em todo o Estado, incluindo digitalmente também os espaços rurais, são esforços coletivos. Somente somando forças, ouvindo as partes e com o trabalho conjunto do Estado, municípios, associações, provedores e do terceiro setor teremos sucesso”, disse Flávio Arns, secretário para Assuntos Estratégicos. De acordo com ele, secretaria tem essa capacidade de articular os setores e propor soluções. 

O presidente da Celepar falou sobre a atuação da empresa. “Trabalhamos em duas frentes. Modernizar a gestão pública para melhor atender o cidadão e capacitar este mesmo cidadão para melhor utilizar os serviços públicos que serão cada vez mais disponibilizados na internet pelo Estado e municípios, dentro do conceito de governo eletrônico”, explicou. 

Rede de Inclusão Digital 

Com a adoção destas medidas, de acordo com Flávio Arns, a expectativa é que em pouco tempo seja construída uma grande rede de inclusão digital em todo o Paraná, com o estabelecimento de metas e de um marco que se traduza em uma política pública para a área. “Dentro do plano de trabalho está o compromisso em facilitar o emprego da Rede 399 e do Espaço Cidadão e, também, lançá-los de forma parceira nos municípios paranaenses, sempre com o intuito de favorecer a população”. 

De acordo com Edgar Leandro Machoski, do Escritório de Projetos da Celepar e presidente da comissão, a nova estruturação permitirá ampliar os pontos de acesso à internet nos municípios, assim como a expansão da área de abrangência. “Essa reestruturação favorecerá ações para qualificar o cidadão no uso das tecnologias, além de promover o desenvolvimento de competências e habilidades profissionais nas diferentes áreas de conhecimento, através de cursos presenciais e a distância”. 

A comissão especial para que organizará a unificação das ações de inclusão digital será composta por representantes da Secretaria para Assuntos Estratégicos e da Celepar. No prazo de 30 dias, os integrantes devem apresentar um plano de trabalho que contemple a integração de ações. 

Espaço Cidadão

O Espaço Cidadão é um local aberto para que a população possa investir em seu próprio desenvolvimento. Além de ofertar acesso à internet, a estrutura é um centro de aperfeiçoamento profissional. Lá, as pessoas também podem utilizar os serviços públicos disponíveis na internet como, por exemplo, os ofertados pelo Detran. Atualmente, o Estado conta com 400 Espaços Cidadão, presentes em 338 municípios. 

Rede 399

A Rede 399 - Internet para Todos, desenvolvida pela Secretaria para Assuntos Estratégicos em parceria com a Celepar, tem o objetivo de disseminar o uso de internet banda larga nas cidades paranaenses. Com a instalação da rede, as prefeituras podem disponibilizar novos serviços online para a população e interligar unidades administrativas. É possível levar internet aos distritos ou comunidades rurais, o que amplia o acesso da população e aumenta a inclusão social e digital.