27°
Máx
13°
Min

Startup Day reúne empresários e especialistas em Ponta Grossa

Evento em Ponta Grossa contou com a realização de palestras, painéis e apresentados casos de sucesso (Foto: Divulgação) - Startup Day reúne empresários e especialistas em Ponta Grossa
Evento em Ponta Grossa contou com a realização de palestras, painéis e apresentados casos de sucesso (Foto: Divulgação)

Mais de 60 pessoas, entre mentores, convidados, empreendedores, acadêmicos e startups de Ponta Grossa e região participaram do Startup Day, evento idealizado pelo Sebrae com o objetivo de estimular a inovação. Além de Ponta Grossa, o Startup Day foi realizado simultaneamente em outras 48 cidades brasileiras. De maneira gratuita, os empreendedores participaram de palestras, painéis e casos de sucesso.

“Nosso objetivo principal era, além de fomentar o ecossistema inovador brasileiro, apresentar também a experiência SebraeLikeaBoss de atendimento para startups nos Estados. E isso foi atingido a partir do momento em que conseguimos despertar nos empreendedores e futuros empresários a ânsia pela informação sobre os negócios inovadores e empresas de alto impacto”, diz a consultora do Sebrae/PR, Thaíse Amaral Orita. Para ela, Ponta Grossa e região têm potencial para o empreendedorismo inovador. Por conta disso, lembra que foi lançado no Startup Day o “SebraeLab”, projeto do Sebrae que consiste em implantar espaços de cocriação para a comunidade regional, nos quais o Sebrae investe com a finalidade de dar apoio aos empreendedores locais.

A programação do Startup Day em Ponta Grossa incluiu a palestra com Ezequiel Kwasnicki, da IBM, que repassou informações sobre as ferramentas utilizadas para computação cognitiva e os serviços em nuvem. Também foi realizado um talk show com a participação do empreendedor Almir Neves, da Click Conhecimento, que dividiu as experiências que adquiriu ao longo dos dois anos de existência de sua empresa. Além dele, o empresário Matheus Ganzert, criador das startups Easy Park, RedaWeb e Minha Igreja também contou como iniciou sua trajetória empreendedora em Ponta Grossa.

Já o palestrante Aluir Dias, considerado um dos 15 jovens mais empreendedores do Brasil, também inspirou os participantes ao abordar assuntos que fizeram parte da sua trajetória empreendedora. “O evento foi um marco para o Sebrae, pois pudemos reunir em um mesmo espaço os principais atores do ecossistema e apresentar experiências nunca antes vistas em um evento nacional”, considera a consultora do Sebrae/PR.

Para o acadêmico do curso de Ciência da Computação, da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), Felipe Soares, o Startup Day permitiu a troca de experiências e mais conhecimento. Ele, inclusive, já participou do programa StartSe – Programa de Pré-aceleração do SebraePR, em Ponta Grossa, e junto com colegas de curso, está desenvolvendo uma ideia. “Tive a oportunidade de conversar com o palestrante Aluir Dias e compartilhamos conhecimentos. É um incentivo para quem objetiva ter uma vida empreendedora”, diz.

Programação

Nos dias 4 e 5 de novembro, as startups de Ponta Grossa e região, integrantes dos programas de pré-aceleração do Sebrae/PR, participam do Encontro Estadual de Startups, que acontece em Curitiba, com o objetivo de trocar experiências e fazer networking com os demais atores do Paraná.

A regional do Sebrae/PR também fará uma caravana para o evento nacional de Startups – Case 2016, que acontece em São Paulo, nos dias 7 e 8 de novembro, e que vai possibilitar o contato com outras centenas de startups e atores do ecossistema de todo o Brasil. Além destes, o Sebrae/PR e o Programa de Inclusão da Pessoa com Deficiência no Mercado de Trabalho (PROPcD) realizam em Ponta Grossa, nos dias 11 a 13 de novembro, o Hackathon de Acessibilidade.

Colaboração Assessoria de Imprensa.