28°
Máx
17°
Min

Tecpar dedica 4,3 mil horas de trabalho para apoio a empresas

(Foto: Divulgação / AEN) - Tecpar dedica 4,3 mil horas de trabalho para apoio a empresas
(Foto: Divulgação / AEN)

O apoio à inovação – um dos pilares do Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar) desde a sua fundação, há 76 anos – tem se mostrado um importante suporte às empresas brasileiras. Nos últimos cinco anos, o Tecpar dedicou o equivalente a R$ 4,3 milhões em horas de trabalho de seus colaboradores para apoiar empresários em apenas um serviço oferecimento gratuitamente.

O Tecpar é hoje o único instituto de tecnologia do País entre as nove instituições de pesquisa credenciadas pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação para integrar o Serviço Brasileiro de Respostas Técnicas (SBRT). Com o SBRT são fornecidas gratuitamente, via internet, informações a empreendedores, micro, pequenas e médias empresas sobre questões técnicas dos negócios.

Como membro do SBRT, o instituto aloca seus especialistas em gestão da informação para responder as mais diversas dúvidas das empresas brasileiras. O levantamento feito pelo Tecpar mostra que, de 2011 a 2015, os colaboradores dedicaram 21,8 mil horas para atender os questionamentos dos empresários – uma média anual de 4.360 horas, o que equivale a um investimento de R$ 4,3 milhões para o apoio à inovação.

De acordo com o gerente do Tecpar Informação, Rogério Oliveira, o levantamento foi feito para mostrar que, apesar de o serviço ser gratuito, o seu atendimento demanda um investimento em forma de informação. 

“Fizemos esse levantamento para mensurar o valor da informação gerada para os empresários, que contam o serviço gratuito voltado à inovação. É uma maneira da sociedade perceber que parte do dinheiro de seus impostos está retornando a ela, em forma de conhecimento”, avalia.

RESPOSTAS TÉCNICAS

O Serviço Brasileiro de Respostas Técnicas é uma rede integrada pelo Tecpar e mais oito instituições do Brasil que fornecem gratuitamente, via internet, respostas a questões técnicas, como por exemplo, processos de fabricação, melhorias de produto e matérias-primas. O Tecpar é responsável pelo atendimento de clientes dos estados do Paraná e do Mato Grosso do Sul.

SOLUÇÕES TECNOLÓGICAS

Quatro grandes áreas são foco dos negócios dos centros tecnológicos do Tecpar. Com infraestrutura de laboratórios e um time de especialistas, o instituto atende empresários que querem inovar em Saúde e Meio Ambiente, Tecnologia de Materiais, Medições e Validação, Informação Tecnológica e Estudos Estratégicos e Certificação.

Colaboração AEN.