28°
Máx
17°
Min

Veículo desenvolvido em Pato Branco é destaque em feira internacional

Protótipo é capaz de percorrer 300 quilômetros com apenas um litro de etanol (Foto: Divulgação) - Veículo desenvolvido no Paraná é destaque em feira internacional
Protótipo é capaz de percorrer 300 quilômetros com apenas um litro de etanol (Foto: Divulgação)

Um veículo desenvolvido por estudantes e professores da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) de Pato Branco é um dos destaques da Feira Internacional de Tecnologia Sucroenergética (Fenasucro), que teve início nesta terça-feira (23), em Sertãozinho, interior de São Paulo, e segue até a sexta-feira (26). O projeto patobranquense pode percorrer uma distância de mais de 300 km com apenas um litro de etanol.

Em 2015, o protótipo foi o vice-campeão da Shell Eco-marathon Americas, que acontece todos os anos em Detroit, nos Estados Unidos, na categoria etanol. A meta da equipe Pato a Jato, desenvolvedora do projeto, é que o Popyagua, que em tupi-guarani significa relâmpago, chegue a uma autonomia de 400 quilômetros com um litro do combustível.

Para percorrer a distância com pouco etanol, os pesquisadores trabalharam para a redução de atrito do carro com o ar e o solo, a aerodinâmica e o uso de materiais que deixem o veículo mais leve, como a fibra de carbono.

O veículo pesa 37 quilos, com dois metros de dimensão e motor à injeção eletrônica. O próximo passo do grupo é o desenvolvimento do próprio motor para um novo protótipo, que deverá estar pronto em dois anos.

Colaboração portal RBJ.