22°
Máx
17°
Min

Destino Iguaçu vai a campo para trazer mais turistas argentinos

Foto: Assessoria de imprensa - Destino Iguaçu vai a campo para trazer mais turistas argentinos
Foto: Assessoria de imprensa

Os argentinos adoram o Brasil! Sim, isso é um fato. A rivalidade criada e alimentada pelo futebol nunca interferiu no gosto dos hermanos com relação ao turismo de lazer em nosso país.

No ano passado, segundo os dados da Embratur, o número de visitantes provenientes daquele país superou a casa dos dois milhões. Especificamente para Foz do Iguaçu, nossos vizinhos foram responsáveis por mais de 300 mil acessos no Parque Nacional do Iguaçu, volume que coloca a Argentina como o principal país emissor também para o Destino iguaçuense.

Para aproveitar esse interesse e em busca de um incremento no volume de visitantes, uma equipe de representantes do trade local parte para uma ação direta nas cidades de Córdoba, Rosário e Santa Fé.

Essa será a primeira de duas etapas que, em solo argentino pretende melhorar o relacionamento com os agentes de viagem e operadores que vendem o Brasil. A ideia é promover o Destino Iguaçu e ampliar o fluxo de turistas proveniente dessas regiões ainda em 2016.

O formato de Road Show - ações que promovem um contato direto com agentes locais, levando representantes do destino promotor até a “casa” desses profissionais.

A ação é organizada pelo Iguassu Convention & Visitors Bureau, seguindo as análises de mercado e as reuniões setoriais realizadas com os associados da entidade na construção do Planejamento de Ações de Mercado 2016.

A primeira etapa do Road Show Argentina, conta com a parceria de empresas do Destino Iguaçu das áreas de hotelaria, atrativos turísticos, gastronomia e agências de viagem receptivas.

Marcada para iniciar no dia 31 de maio, a primeira atividade será em Córdoba, na região central do país e considerada uma das principais cidades argentinas, com mais de 1,3 milhão de habitantes.

No dia seguinte, 01 de junho, a caravana parte para Rosário, município da província de Santa Fé, com uma população acima de um milhão de habitantes. Já no dia 02 de junho, a última cidade a ser visitada será Santa Fé, nona cidade mais populosa da Argentina e capital da província de mesmo nome.

Formato

Em cada uma das cidades, serão realizadas atividades em centros de eventos e/ou restaurantes de hotéis, onde são esperados cerca de 50 a 80 agentes de viagem locais.

Com uma apresentação institucional realizada por representante do Iguassu CVB, os profissionais serão apresentados às atratividades e argumentos para comercialização da região trinacional, podendo conversar e negociar diretamente com os representantes das empresas que participam do Road Show.

O objetivo é potencializar as vendas e fortalecer as parcerias com as agências e operadoras de turismo da Argentina.

Em cada etapa, as capacitações serão acompanhadas de um café da manhã ou almoço para os convidados.

Realização e apoio

Toda as atividades são coordenadas pelo departamento do Visitors do Iguassu CVB, em parceria com seus associados.

E para a realização, vem contando com o apoio das Associações de Agências de Viagem: ACAV (Asociación Cordobesa de Agencias de Viaje) e ARAV (Asociación Rosarina de Agencias de Viajes).

Também houve o envolvimento dos Convention Bureaux de Córdoba, Rosário e de Santa Fé.

Cenário turístico

A coordenadora da Visitors do Iguassu CVB, Elaine Tenerello, analisa que o cenário atual requer ações pontuais e focadas em resultados a curto prazo para o incremento do movimento do turismo.

“O mercado da Argentina está em primeiro lugar no ranking de visitantes estrangeiros que ingressam no Parque Nacional do Iguaçu para visita às Cataratas do Iguaçu do lado brasileiro. Somente no ano passado, 301.800 turistas argentinos estiveram no atrativo, número 42,7% superior ao movimento ao mesmo período de 2014. A mudança recente de governo e a estabilidade da moeda, fez com que os argentinos se sentissem mais seguros para realizar investimento em viagens e a região trinacional está entre os destinos preferidos por eles”.

Elaine afirma que as ações nesses mercados irão potencializar as vendas para o Destino Iguaçu, tanto para passageiros individuais, como para grupos, que são, na maioria das vezes, preferidas pelos turistas argentinos.

Para melhor aproveitar o período no país vizinho, serão realizadas ações paralelas com meios de comunicação das três cidades e distribuição de materiais sobre as atratividades do Destino Iguaçu em busca de ampliar a promoção.

Colaboração: Assessoria Iguassu CVB