24°
Máx
17°
Min

Monumento de Salto de São João passa por reformas

Foto: Arnaldo Alves / ANPr - Monumento de Salto de São João passa por reformas
Foto: Arnaldo Alves / ANPr

Quem visitar a cachoeira do Monumento Salto São João deve ficar atento às máquinas utilizadas nas obras de modernização deste importante ponto turístico de Prudentópolis, no Centro-Sul do Estado. Caminhões iniciaram a terraplenagem do estacionamento e vão preparar o solo para receber novas construções com o objetivo de trazer mais conforto aos visitantes.

As equipes contratadas pelo Estado, por meio da Paraná Edificações, vão construir um centro de visitantes com estacionamento, loja, banheiros, lanchonete, auditório e prédio de administração. O projeto inclui também casa da guarda e para pesquisadores, com alojamentos feminino e masculino, sala de estar, cozinha e garagem. O local ganhará ainda dois mirantes, trilha interna e uma ponte pênsil. A área total da edificação é de mil metros quadrados.

O projeto do Monumento Salto São João foi elaborado pelo Instituto Ambiental do Paraná (IAP) e o investimento será em torno de R$ 2,4 milhões. O prazo para entrega das obras é de cerca de dez meses. Até que sejam concluídas, os turistas devem conviver com trechos sinalizados onde será preciso ficar atento às máquinas e aos operários trabalhando.

Turismo sustentável

Com a infraestrutura pronta, o principal objetivo do Governo do Estado e da Prefeitura de Prudentópolis é valorizar o turismo na região, conhecida pelas suas mais de 100 cachoeiras catalogadas, que variam entre 80 e 200 metros de altura.

O Salto São João tem 84 metros e chama atenção por sua paisagem - é considerado um dos mais bonitos por sites especializados em turismo ecológico. Fica no meio da mata, a 12 quilômetros do Centro de Prudentópolis em uma área de 15 alqueires.

 Hoje, os visitantes que vão à terra das cachoeiras gigantes, como é conhecida a cidade, só conseguem chegar a essa queda d'água por meio das propriedades particulares no entorno. Por isso, um novo acesso será construído.

Colaboração Assessoria de Imprensa.