23°
Máx
12°
Min

Poloiguassu completa 20 anos de atuação na Região Trinacional do Iguassu

Foto: Assessoria - Poloiguassu completa 20 anos de atuação na Região Trinacional
Foto: Assessoria

Vinte anos atrás tinha início um capítulo importante na história da Região Trinacional do Iguassu. Mais precisamente no dia 9 de julho de 1996, quando nascia o Instituto Polo Internacional Iguassu com a missão de contribuir para o desenvolvimento econômico e social sustentável por meio de ações integradas de gestão, educação e pesquisa em turismo.

O POLOIGUASSU é uma iniciativa de pessoas físicas e jurídicas que tinham em mente criar uma entidade para realizar ações nas áreas científico-tecnológica, cultural, educacional, socioeconômica e de desenvolvimento institucional. Desde o início, o instituto ganhou o apoio da sociedade, diante da importância de trabalhar em favor de uma região única no mundo.

Faisal Saleh foi uma figura central na história do Polo e ocupou por anos a cadeira de presidente do instituto. Na solenidade de lançamento, ele afirmou que o POLOIGUASSU seria um instrumento fundamental para vender o produto turístico do Iguaçu ao mundo inteiro. Duas décadas depois, tem a certeza de que o dever está sendo muito bem cumprido. “Apesar das dificuldades de uma ONG, o instituto teve um caminho muito virtuoso”, ressaltou.

Já o atual presidente, Licério Santos, comemora o privilégio de estar à frente da entidade num momento tão especial. “Como cidadão iguaçuense, é uma honra estar na presidência de uma das mais importantes instituições de âmbito trinacional, que conta com reconhecimento internacional por todo o trabalho que realiza e a equipe que possui. Realmente é uma satisfação”, declarou.

Resumo das ações

Ao longo de 20 anos, muitas conquistas foram obtidas, entre as quais o reconhecimento do papel de protagonista exercido pelo POLOIGUASSU, afinal inúmeros foram os projetos e iniciativas apoiados e desenvolvidos com a ajuda de valiosos parceiros. Entre os quais: I e II Mostra de Turismo Sustentável/Festival de Turismo das Cataratas; Projeto Por um Destino de Excelência: capacitação profissional para turismo e hotelaria; Programa Bem Receber – Qualificação Profissional e Gestão Sustentável; Projeto Trilha Jovem Iguassu; Diálogos de Fronteira; apoio na elaboração da Política de Turismo da Itaipu Binacional; Projeto Eirete Eiruí; Observatório de Turismo; I Seminário Internacional dos Membros Afiliados Latino-Americanos da OMT; e Reunião dos Membros Afiliados Latino-Americanos da OMT; 1.º Guia Turístico Trinacional/Guia Iguassu; Programa Integrado de Educação Turística (PIET); Prêmio Alvar Núñez Cabeza de Vaca; e Núcleo Integrado de Gerenciamento de Projetos (Profoz).

Fundadores do POLOIGUASSU

O Instituto Polo Internacional Iguassu é uma associação de direito privado, sem fins lucrativos, e foi constituído por iniciativa de instituidores das nove cidades do Grupo do Mercado Comum (GMC) do Mercosul, que são Puerto Iguazú, Wanda, Puerto Esperanza e Puerto Libertad, na Argentina; Foz do Iguaçu, no Brasil; e Presidente Franco, Ciudad del Este, Hernandárias e Minga Guazú, no Paraguai.

No total foram 39 pessoas físicas e jurídicas que entenderam a necessidade de criar um instrumento para valorizar e vender a imagem da região ao mundo; desenvolver suas vocações naturais; torná-la o maior polo turístico da América do Sul; colaborar para aprimorar a infraestrutura empresarial, entre outras prioridades.

Colaboração: Assessoria de imprensa