27°
Máx
13°
Min

A Capital Nacional da Dança espera receber 230 mil pessoas até domingo

A Capital Nacional da Dança espera receber 230 mil pessoas

A cidade de Joinville (SC) tornou-se oficialmente a Capital Nacional da Dança, com lei sancionada pelo presidente interino Michel Temer. E a cidade faz jus ao título: há mais de 30 anos promove um festival de dança considerado pelo Guiness Book como o maior evento do mundo em número de participantes. Além de ser a cidade a ter a única Escola do Balé Bolshoi fora da Rússia.

O título foi lançado na abertura do 34ª edição do Festival de Dança de Joinville com a apresentação da São Paulo Companhia de Dança. O Festival acontece até domingo. Ao todo são 437 grupos e escolas de dança vindos de 22 estados brasileiros, além do Distrito Federal, Paraguai e Argentina, que participam da Mostra Competitiva, Meia Ponta e Palcos Abertos. Este ano teve recorde de inscrições: 7.800 bailarinos!

Dentro ou fora do palco, o Festival é um evento consolidado pela tradição, pelo profissionalismo e pela pluralidade dos participantes. A cidade fica em festa seja nas competições dentro do Centro de Eventos Cau Hansen ou nos Palcos Abertos nas praças, bairros, shoppings e fábricas com as apresentações gratuitas.


O Festival engloba ainda a realização de cursos e oficinas com fins de aperfeiçoamento profissional, workshops gratuitos para os coreógrafos inscritos no evento, seminários de dança, projetos comunitários, palestras, debates, entre outras ações como a Feira da Sapatilha com 90 estandes de produtos voltados para o mercado da dança, e o flash mob - realizado no último sábado com 9.500 participantes dançando a coreografia comandada por Fly, coreógrafo experiente, que cantou e dançou ao som da trilha do Festival de Dança.

O evento começou dia 20 e vai até dia 30, quando acontece a Noite dos Campeões, com a apresentação de todos os campeões do festival, de cada categoria. Do dia 26 ao dia 30 ainda tem, na Mostra Competitiva: Balé Clássico, Danças Contemporâneas, Danças Urbanas e Jazz.

Programação completa e informações:

http://www.ifdj.com.br/