21°
Máx
17°
Min

“Alma Brasileira” resgata canções de compositores brasileiros em linguagem erudita

(Foto: Divulgação) - “Alma Brasileira” resgata canções de compositores brasileiros
(Foto: Divulgação)

A música de compositores brasileiros reconhecidos por sua qualidade artística, como Villa-Lobos, Chiquinha Gonzaga, Jayme Ovalle, Cláudio Santoro, Waldemar Henrique, Villani-Côrtes entre outros, compõe o repertório do projeto Alma Brasileira, que inclui o lançamento de um CD e apresentações no Teatro Guairinha, dias 21 e 22 de setembro, às 14h30, especialmente para alunos e professores da rede pública de ensino, e às 20h30, para o público em geral. Com um repertório bem escolhido de canções, reescritas com os arranjos de Alexandre Brasolim, Alma Brasileira promete emocionar na voz da jovem intérprete Luiza Wuaden e de um seleto grupo de músicos convidados.

Fruto de uma ampla pesquisa e do exame minucioso de cada música e do conteúdo de cada poesia, o CD Alma Brasileira reúne 15 verdadeiras joias musicais, visando proporcionar uma interpretação mais atual de canções da música brasileira. “Estou trabalhando nesse projeto desde 2011. As canções selecionei ao longo dos anos, ao perceber um elo entre elas: cada uma tem algo da emoção, da melancolia e da alegria da alma brasileira”, explica Luiza, que estuda canto desde os 6 anos de idade. Foi aluna da professora Neyde Thomas, em Curitiba, e participou do tradicional Coral Curumim. Este é o quarto CD de sua carreira.

“São obras muito valiosas, a maioria das quais sem registros atualizados disponíveis. Os fonogramas antigos existentes foram esquecidos pela mídia por não terem a qualidade de áudio exigida na atualidade”, explica o produtor executivo Mário Wuaden. Para complementar este conteúdo musical, o encarte do CD traz um resumo da pesquisa sobre as obras e seus compositores situados no contexto histórico de suas épocas. Por isso, a grande contribuição cultural deste CD está na preservação do riquíssimo repertório, trazendo essas canções ao conhecimento das novas gerações, especialmente para os alunos da Rede Municipal de Ensino Público de Curitiba.

O projeto foi produzido com recursos do Mecenato Subsidiado de Curitiba. Em parceria com a Fundação Cultural de Curitiba, a Secretaria Municipal de Educação/SME e a URBS serão realizadas apresentações para alunos e educadores de escolas públicas municipais, e também em entidades de assistência a pessoas em situação de vulnerabilidade social.

Quase todas as mil unidades produzidas serão destinadas gratuitamente a escolas públicas de Curitiba, bibliotecas e entidades ligadas à cultura. Este projeto recebeu o incentivo cultural do Grupo DIVESA, através da Lei do Mecenato Municipal de Curitiba.

Serviço

ALMA BRASILEIRA

Concertos de Lançamento 

Local: Teatro Guairinha

Datas: 21/09 e 22/09/2016

Horário: 20h30

Ingressos: R$ 20 (inteira) e R$ 10 (meia entrada)
 Descontos de 50% para assinantes da Gazeta do Povo, associados do Disk Ingressos e demais casos previstos em lei.

Pocket-Concert: 

19/09/2016 

10h30 - Auditório da Biblioteca Pública do Paraná – Evento gratuito

20 horas - FNAC – ParkShoppingBarigui – Evento gratuito