27°
Máx
13°
Min

Mais de 20 mil visitantes prestigiaram a Oktoberfest Curitiba

(Foto: Michel Campestrini) - Mais de 20 mil visitantes prestigiaram a Oktoberfest Curitiba
(Foto: Michel Campestrini)

Em três dias de festa, a 1ª edição da Oktoberfest Curitiba reuniu mais de 20 mil visitantes e contou com a comercialização de 30 mil litros de chope. O evento voltado para a valorização da cultura germânica aconteceu no setor 9, da Arena da Baixada, nos dias 8, 9 e 10 de setembro. No local, os visitantes puderam apreciar mais de 20 marcas de chopes artesanais e o industrial da Brahma e curtir muitas atrações culturais e gastronômicas.

Segundo a organizadora Susan Klein, da Alô Eventos, o público curitibano recebeu muito bem a proposta e a Oktoberfest Curitiba chega para ficar. “A sensação que tenho agora é de missão cumprida. Tinha esse projeto de realizar um evento voltado para destacar a cultura germânica, e conseguimos transformá-lo em realidade. A receptividade foi tão boa, que ele passará a integrar o calendário anual de eventos da capital paranaense”, comenta.

Susan Klein diz que os trabalhos não param por aí. “As nossas atenções passam a ser voltadas para a elaboração do planejamento para a realização da próxima edição. O trabalho será ainda mais intenso, pois está em nossos planos para 2017 levar a festa para as cidades de Ponta Grossa, Londrina, Maringá e Foz do Iguaçu, revela". Ela ainda destaca o apoio da Oktoberfest de Blumenau. “Contarmos com a chancela de Blumenau e a sua presença na festa, foi um tempero a mais para o sucesso.”

A Festa

Os visitantes puderam acompanhar uma programação diversificada, com atrações culturais, voltadas para todas as idades, gostos e gêneros, com danças típicas de grupos folclóricos, shows, palestras, workchopp (Banda Velhas Virgens) e atrativos para as crianças. Participaram os grupos folclóricos germânicos Alte Heimat e Original Einigkeit Tanzgruppe, o italiano Giardino D'amuri e o árabe Kadosh. Na programação também teve a Banda do Barril, Die Dorfmusikanten (da Colônia Witmarsum), Freunde Musikanten, Alpen Musikanten e o DJ Gipsy tocando músicas alemãs. O público pôde ainda acompanhar os shows das bandas Leash, Soulution Orchestra, Blindagem, Creedence Cover, Projeto Chumbo, Azeitonas dá um Tempo e Mandala Folk.

Na área gastronômica, estiveram presentes no Pavilhão principal os Restaurantes Schwarzwald, conhecido como Bar do Alemão, e a Mercearia Fantinato, e na área externa, os restaurantes da Associação Batel Soho: Bacio Gelato, Boteco La Grappa, Brooklyn, Clube Do Malte, Don Kebab, Mezanino Das Artes, Rause Caffé, Simples Assim, The Meat Pack, WS Brasil e Yakfast.

O carro-chefe da festa, o chope, sem dúvida foi o grande destaque. Foram servidos mais de 20 estilos de chopes entre o pilsen e artesanal. A Brahma, patrocinadora do evento, esteve presente com o Chopp Claro e o Black. Como importante pólo cervejeiro das artesanais, não poderiam ficar de fora fabricantes paranaenses como Asgard, Beer Maniacs, Way Beer, Oak Beer, Ogree Beer e a paulista Blondine. Ainda teve o “WorkChopp” com a banda paulista Velhas Virgens, que possui a marca própria de cerveja artesanal e que foi servida no Pavilhão Bier Garten, onde o grupo fez um show acústico e um bate-papo sobre o processo de fabricação da sua marca.

As crianças também puderam se divertir no espaço kids, em brinquedos infláveis e high jump. Em destaque, a presença do estande do Beto Carrero, que realizou a ação Experience, onde os visitantes puderam vivenciar a sensação de andar na única montanha-russa invertida do Brasil, a FireWhip, ou a queda livre de 100 metros de altura da Big Tower, através de um óculos com realidade virtual e também o estande da Bee Nóculos onde a experiência 360º em realidade virtual pode ser vivenciada também por óculos desenvolvidos pela própria empresa. Esta empresa, paranaense, também levou um robô que filmou o evento em 360º em 4K e um drone de última geração para as filmagens aéreas, também em 4K, que em breve poderão acessadas no endereço do evento.

O evento contou com patrocínio da Brahma e promoção do Grupo Massa: Rede Massa, Massa FM, Massa News e Where Curitiba.